Câmaras mais fortes e vereadores mais preparados

Jornal O Farroupilha presente na XXll Marcha dos Legislativos Municipais

Aconteceu em Brasília, entre os dias 25 e 28 de Abril, a XXll edição da Marcha dos Legislativos Municipais, popularmente conhecida como “Marcha dos Vereadores”. O evento tomou grandes proporções nos últimos anos e hoje está consolidado como o maior congresso destinado a vereadores e vereadoras do Brasil. Uma parada obrigatória para parlamentares que buscam agregar técnica, conhecimento e repertório para os seus mandatos.
Toda a atividade é organizada pela UVB, a União dos Vereadores do Brasil. O evento, que trouxe esse ano o tema “Seja a Esperança que você Deseja”, ofereceu aos participantes uma intensa bateria de palestras, cursos, atividades ao vivo com exemplos reais, cases de sucesso de câmaras de todos os Brasil, além de premiações de projetos consagrados nas mais diversas câmaras de toda a nação. Sempre com assuntos atuais e de grande importância para o municipalismo.
O Jornal O Farroupilha acompanhou os três dias de evento, que contou com um público de mais de quatro mil participantes. Os principais objetivos da atividade são Fortalecer o Poder Legislativo Municipal e proporcionar qualificação e conhecimento aos parlamentares.
A atividade por si só promove um intercâmbio de conhecimento, integração e troca de experiências entre parlamentares de todo o Brasil. Um enriquecimento cultural que, aos que realmente se interessam e participam das atividades, promove uma notória carga de conhecimento e informações relevantes para serem implementadas em seus respectivos municípios.
O foco central do evento é a importância dos legislativos municipais. Para o Presidente da UVB, o Vereador Gaúcho de Iraí Gilson Conzatti, “é importante que o governo federal olhe cada vez mais para os municípios, onde se conhece muito mais a fundo a necessidade da população”. A mensagem deixada é que quando se fala de municipalismo, não podemos falar apenas de prefeitos e prefeituras. Precisamos lembrar das Câmaras de Vereadores e de todos os vereadores e vereadoras do nosso País. Sobre o sucesso do evento, celebrou: “Esse é o maior encontro do poder legislativo municipal de toda a América Latina!”
A atividade teve diversas apresentações de destaque, entre elas temas como Legislação, Valorização da Mulher na Política, Demarcação de Terras Indígenas, Orçamentos para Câmaras Municipais com a chamada “Emenda Impositiva Municipal”, Sistemas de Compras e Licitação com a “Nova Lei de Licitações”, além de apresentação de projetos consagrados como inovações na forma de realizar o Vereador Mirim e a Câmaras Itinerante.
Farroupilha também teve representação no evento. A Suplente de Vereadora Fran Bonaci, acompanhou de perto todas as atividades. “Precisamos nos qualificar constantemente, buscar atualização, capacitação e encontrar o que há de melhor para o municipalismo. O Agente político precisa estar em movimento. Somente assim poderemos fazer um debate pautado na construção, no diálogo, no respeito e principalmente: com foco na melhoria constante do Município”, enfatizou.

Emenda Impositiva, realidade em centenas de Municípios em todo o País, foi pauta amplamente discutida. Foto: Divulgação/O Farroupilha

Vereador como um parceiro para o Cadastro Único

Um foco importante abordado na Marcha dos Vereadores foi quanto ao empenho dos parlamentares a se engajarem em uma causa de importância social: ajudar os municípios a acharem meios de atualizar o CADASTRO ÚNICO.
O apelo foi feito pelo Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias. Para o Ministro, “somente com o cadastro constantemente atualizado poderemos garantir a igualdade social e a cidadania plena, oferecendo o acesso aos direitos sociais e melhorando a qualidade de vida da população”.
Dias salientou que além dos agentes sociais presentes nos municípios, precisamos dar um pouco mais de cada um de nós e os parlamentares estão presentes no dia a dia da comunidade. “Entre os líderes, quem mais pode fazer são os vereadores nessa missão de atualizar o Cadastro Único. A missão é de não deixar de fora ninguém que está na pobreza passando fome”.

A nova lei das Licitações foi destaque no evento, amplamente abordada.
Diversidade, intercâmbio cultural e de informação e troca de experiências marcaram os 4 dias de evento. Foto: Divulgação/O Farroupilha

Geraldo Alckmin:
“É preciso fortalecer os Municípios e as Câmaras Municipais”

Geraldo Alckmin foi a atração principal da XXll Marcha dos Legislativos Municipais, que aconteceu em Brasília. Com fortíssimo esquema de segurança, foi aguardado com ansiedade por todos os participantes do evento. Em sua apresentação de fala mansa, firme e otimista, foi aplaudido em pé pelo público presente. E o Jornal O Farroupilha pôde acompanhar.
Alckmin enfatizou a importância dos municípios e da governança municipal no processo de tomada de decisões. Para mais de quatro mil vereadores de todo o país, deixou claro que precisamos buscar a participação da comunidade. Aproximar as pessoas e proporcionar o devido espaço a cada cidadão. “Cada vez mais precisamos que as pessoas participem e colaborem com as decisões nas políticas públicas”. Depois, para complementar a fala em um tom mais esperançoso, trouxe uma lembrança do seu pai: “Meu pai dizia que na vida não basta viver, é necessário conviver. O século XIX foi o século dos impérios. O XX, dos países. Este é o século XXI, é das cidades, é do governo local, é dos municípios”.
Alckmin também falou sobre a PL das Fake News. Segundo ele, é importante conciliar liberdade de expressão com responsabilidade. “Não é possível você ter mentiras, calúnias, incitação a golpes e atos antidemocráticos sem a devida responsabilização. Será sim um avanço importante em termos de legislação”, disse o Presidente em exercício.
A participação de Geraldo Alckmin marcou a abertura do evento. Ficou marcada a mensagem de necessidade do fortalecimento das câmaras municipais, muitas vezes deixadas de lado ou vistas com pouca importância. “É ali que se aprende a conviver, ouvir, dialogar e questionar. A falar e a ouvir. É a mais importante escola da democracia”, completou.
Em coletiva, falou também sobre a importância da descentralização da tomada de decisão e da necessidade de fortalecer os estados da federação, bem como os municípios e os governos locais, “pois são essas pessoas que estão mais perto do povo”.