Cignachi: 30 anos da chegada à Câmara Federal

O estilo de liderança que o levou ao cargo de Deputado Federal provoca saudades até hoje na maioria dos farroupilhenses. “No setor privado, você decide e no setor público você ouve as pessoas para decidir. Sempre deu certo”

REPORTAGEM:
CLAUDIA IEMBO
claudia@ofarroupilha.com.br

No dia 1º de fevereiro de 2025 completaram-se 30 anos da data em que Farroupilha ajudou a eleger Wilson Cignachi para a Câmara de Deputados, em Brasília, pelo PMDB, na época, atual MDB. Seu estilo de liderança o projetou ao cargo, depois de uma bem-sucedida trajetória na vida pública do município – tendo sido vereador, prefeito (1983-1988) e vice-prefeito (2001-2004) – o que até hoje lhe rende abraços por onde passa.

Uma liderança pautada na habilidade das relações interpessoais, como ele mesmo define. “Facilidade para tratar as pessoas. Nunca fui um político picareta, nunca neguei minha palavra, aliás, sempre tive a segurança de só abrir minha boca quando podia manter o que eu dizia”, afirma sem titubear.

Enraizado neste princípio, chegou à gestão municipal valendo-se de talentos como a observação e a capacidade de ouvir. “Quando cheguei à prefeitura estava preparado porque eu observava os governos municipais e sabia exatamente o que não fazer, além disso sempre escutei muito a sociedade, tanto que criei o COMDES, Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, que reunia presidentes das entidades, e as decisões de gestão eram tomadas em conjunto. Esta foi nossa grande marca”, resume.

Enquanto prefeito de Farroupilha, marcou história com a criação do Parque Cinquentenário – continuidade das obras de seu antecessor Avelino Maggioni; o Fegart, Festival Gaúcho de Arte e Tradição; projetos habitacionais como os bairros: 1º. De Maio, Cinquentenário, reurbanização da Sfan e do loteamento Industrial, entre tantos outros feitos.

Em 1995, mudou com a esposa Estrelita e os filhos Patrícia, Maurício e Ângela para Brasília e por lá continuou conquistando a atenção, sendo atuante nos interesses da região, trabalhando questões que tiveram repercussão nacional, como: a reestruturação da recuperação das micro, pequenas e médias empresas – depois das dificuldades financeiras resultantes do Plano Real, de Fernando Henrique Cardoso – a alavancada dos vinhos nacionais, a legislação sobre cheques, estipulando que fossem penalizados aqueles que emitiam cheques sem fundos; a Escola Técnica Profissionalizante em Farroupilha– apenas citando alguns dos mais marcantes fatos que contribuíram para a aceitação do político farroupilhense em âmbito nacional.

Em Brasília eu sou apenas mais um, aqui é meu chão. Wilson Cignachi

Em 1995, o deputado federal Wilson Cignachi discursa no lançamento da edição especial do jornal O Farroupilha sobre 120 anos da Imigração Italiana

Passava a semana em Brasília e nos fins de semana vinha à Farroupilha, visitar os 30 municípios que compunham sua base eleitoral.
Entre diversos cargos ocupados foi parar em Florianópolis, para ser Diretor Industrial Financeiro na Fronteira Oeste Transmissora de Energia S.A., onde ficou até 2021. O setor privado nunca foi novidade para ele, a exemplo de suas atuações na Cosipla S.A e outras empresas.

Com fortes vivências na vida pública e em empresas, pontua: “No setor privado, você decide e no setor público você ouve as pessoas para decidir. Sempre deu certo”, ensina Cignachi. Hoje, está com a atenção voltada à família, à esposa Estrelita, a quem faz questão de mencionar. “Tive muito apoio da esposa, que sempre foi muito importante em todos os processos de minha vida”, frisa o ex-deputado federal, cujos filhos e netos residem em Brasília.

Importante

  • Cignachi e Estrelita vivem em Brasília, mas passam um tempo em Farroupilha, cidade que não conseguem deixar. “Impossível cortar os laços com esta cidade! Em Brasília eu sou apenas mais um, aqui é meu chão”, garante o farroupilhense.

Futuro

Aos 79 anos, Cignachi olha para os 30 anos vividos fora daqui e conclui: “Gratificante a construção desta história, recebemos apoio e incentivo da população e sempre respeitamos a sociedade, sempre alimentamos essa reciprocidade, por isso me pedem para voltar à vida pública aqui”, entrega.

Questionado sobre isso, afirma: “Vivendo em sociedade estamos sempre fazendo política, mas vejo que a política mudou de tal maneira que não tenho disposição para retornar. Respeito os que estão aí, mas realmente não tenho interesse. Posso até ajudar, estou à disposição para isso, mas me envolver diretamente, não”, assegura.

“Cumpri meu papel! Quero apenas continuar vivendo com saúde ao lado de minha família e amigos”, finaliza o homem que carrega uma legião de admiradores saudosos, especialmente aqui em Farroupilha.

Estrelita e Cignachi com os netos menores: Pedro, Bernardo, Pablo e Laís

O casal com os netos Rafael e Lucas

Para saber

  • Em 1994, Cignachi foi eleito deputado federal com 33.727 votos.
  • Em 1998, somou 40.914; em 2002 obteve 50.281 votos e 47.876 em 2006

A mudança de vida,
pelas palavras de Estrelita

“A ida a Brasília com a família há 30 anos representou para todos nós uma mudança radical em nossas rotinas e principalmente em termos socioculturais. Novos desafios para todos. Novos hábitos, novos grupos de convivência. Não foi fácil o início até a adaptação.
Para nossos filhos, que foram muito jovens, um mundo de novas possibilidades, já que estávamos na capital do país. Graças a Deus, souberam aproveitar muito bem e todos estão realizados em suas vidas privada e profissional. Fomos à Brasília nós cinco: o Wilson, eu, a Patrícia, o Maurício e a Ângela. Eles casaram e cada um tem dois filhos.

Rafael e Lucas, já formados, trabalham em São Paulo. Pedro, Bernardo, Pablo e Laís são os nossos netos menores, que enchem nossos finais de semana de alegria quando estamos lá. Amamos nossa cidade, por isso estamos seguidamente por aqui, onde temos nossas raízes, familiares e muitos amigos. Também já aprendemos a amar nossa linda capital e adoramos receber os amigos lá em nossa casa”, diz Estrelita Cignachi.

Pelas lentes do outro

O Deputado Wilson João Cignachi foi um exemplo de coragem, seriedade e incansável luta pelos interesses do povo, destinando verbas parlamentares que foram significativas, defendeu com empenho a questão da uva e do vinho nacional, intermediando a federalização da Escola Técnica e muitas outras.
Celebramos 30 anos desde a posse do 1º mandato como Deputado Federal, anos de dedicação, trabalho árduo e compromisso com a ‘nossa comunidade, com o nosso estado e com o nosso país. Farroupilha teve o privilégio de ter um representante da nossa cidade no Congresso Nacional.
Neste momento especial, queremos agradecer ao deputado por sua incansável dedicação à causa pública e por todos os serviços prestados ao nosso município. 30 anos se passaram e ainda hoje se coloca à disposição dos gestores municipais para abrir portas nos Ministérios em Brasília.
Em sua passagem pelo congresso, o Deputado Wilson foi e ainda é, sem dúvida, um dos motivos desta crescente qualidade de vida dos farroupilhenses.
Nossa eterna gratidão.
Bolivar Pasqual, Ex-Prefeito

Cignachi foi sempre muito próximo da classe empresarial e destaco sua visão de ouvir a comunidade através do COMDES (Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico e Social).
Outro ponto foi no período nos anos 80 e a indústria calçadista tinha grande necessidade de mão de obra, então, foram criados novos bairros para que os trabalhadores tivessem melhores condições, com destaque especial para o Primeiro de Maio, que surgiu de uma articulação entre os empresários do setor calçadista e a Prefeitura, liderada por Cignachi.

Antônio Rufatto,
empresário

Wilson Cignachi foi um grande Prefeito para Farroupilha e isso impulsionou sua eleição para Deputado Federal. E Cignachi honrou seus eleitores, sendo um digno representante de Farroupilha e região na Câmara dos Deputados.
José Ivo Sartori
Ex-prefeito de Caxias do Sul
e ex-governador do RS

Fui o primeiro secretário da agricultura da gestão municipal de Cignachi e já naquele tempo era possível observar a evolução das pequenas propriedades em termos de tecnologia. Muito foi feito e ele, como prefeito, impulsionou uma significativa expansão na cidade.
Foram anos promissores, com grande envolvimento e colaboração da sociedade através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, COMDES. Cignachi foi um prefeito de bastante diálogos!
Divulgou sua administração em outros municípios e isso o fez angariar mais prestígio político, elegendo-se como Deputado Federal.
Naquele tempo, o trabalho era diferente. Hoje, acredito que muitos pensam na governança de grupos e não na coletividade.
Enfim, chegamos a um ponto que faz com que queiramos outras coisas na vida.
Claudio Pasa,
Presidente da Associação
dos Aposentados de Farroupilha