Clóvis Tartarotti, ex-prefeito de Farroupilha, morre aos 97 anos

O velório está sendo realizado nesta terça-feira, 25, na capela A do Memorial São José de Farroupilha.

Farroupilha está de luto com a morte do seu ex-prefeito, Clóvis Tartarotti, nesta terça-feira, dia 25. Ele assumiu o cargo de prefeito do município em 1973 e durante seu governo criou o primeiro loteamento de Farroupilha e vários outros empreendimentos pioneiros na época.

O ex-prefeito foi um dos criadores e presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Farroupilha (Apopenfar) e em 2013 foi agraciado com o título de Cidadão Emérito de Farroupilha.

Ainda em 1975, quando ele era prefeito de Farroupilha, por ocasião dos festejos do centenário da colonização e imigração italiana, recebeu do governo italiano o título de Comendador. O político foi vereador por 17 anos, quatro vezes presidente da Câmara de Vereadores, professor do Colégio São Tiago por vários anos e um dos responsáveis pela instalação da Escola Técnica de Comércio, diretor da Companhia Intermunicipal de Estradas Alimentadoras (Cintea) e presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

Tartarotti foi presidente da Câmara de Vereadores nos períodos 1956/1957/1958/1964 e prefeito de 1973 a 1977. Mas, muito antes, em 1934, quando o Distrito de Nova Vicenza se emancipava de Caxias do Sul, ele já acompanhava a evolução da política e da economia local.

O velório de Clóvis Tartarotti está sendo realizado nesta terça-feira, 25, na capela A do Memorial São José de Farroupilha. O sepultamento acontece no Cemitério Público Municipal de Farroupilha às 9h desta quarta-feira, dia 26.