Darlan de Jesus é homenageado na Assembleia Legislativa

O vereador farroupilhense recebeu medalha pelos feitos de bravura realizados no ano que passou

Claudia Iembo
claudia@ofarroupilha.com.br

2024 foi, sem dúvida, um ano de desafios para os gaúchos. Enfrentamos águas e fogo no mês de maio. Quem não se lembra do incêndio ocorrido em um prédio de Farroupilha em que um menino de sete anos foi resgatado pela sacada do apartamento? Quem fez o salvamento foi o ex-policial militar e atual vereador Darlan de Jesus, eleito na cidade com 825 votos, pelo Partido Liberal.

Na época, o vereador, então integrante do Resgate Voluntário, contou aos meios de comunicação que foi chamado por um amigo que pediu ajuda. Chegando ao local, ele e outros colegas do resgate tentaram acessar o apartamento, mas devido ao fogo alto, não conseguiram e foram para o andar de baixo, onde havia menos fumaça. Pendurado na sacada do apartamento vizinho, utilizou uma escada para subir e pegar a criança no colo, descendo com ela e a entregando aos outros voluntários. O resgate ganhou espaço na mídia nacional.

Darlan de Jesus ainda teve participação ativa no resgate das vítimas das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, indo a lugares de difícil acesso, movido pelo sentimento ao próximo! Pelos serviços prestados à sociedade gaúcha, o vereador recebeu, no dia 24 de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, um reconhecimento: a medalha da 56ª Legislatura, proposta do deputado estadual Capitão Martim.

“Foi muito marcante, nunca imaginei receber tal medalha e de fato vou guardar na memória, ainda mais por ter sido das mãos de um parlamentar estadual, que tive a honra de poder estar ombro a ombro no momento mais difícil que nosso estado passou”, diz Darlan referindo ao Capitão Martim, com quem esteve junto em Roca Sales, Muçum e Encantado, levando donativos e efetuando resgates por terra e ar.

Para ele, a homenagem desempenha um papel importante para a nossa cidade. “Acredito que agrega valor, devido à representatividade popular, pois de fato não ficamos apenas em gabinete, mas de encontro ao problema. Sempre foi e sempre será assim”, enfatiza. Depois de um ano intenso, 2025 já começou com resultados para o vereador. “Já colocamos em prática as ideias e projetos que me propus a fazer, acredito que as políticas públicas podem e devem mudar o nosso dia a dia para melhor porque vivemos em constante evolução. Sempre estarei aberto às novas ideias e projetos”, diz o homem que acredita que “a missão de homens e mulheres de bem é ajudar quem precisa”.

“Aprendi em quartel os princípios de servir e proteger. De nada adianta técnica e experiência se não aplicadas, com isso conseguimos salvar muitas pessoas e animais que precisavam”, finaliza o homenageado.