Deputada Fran Somensi conquista  recurso de R$419 mil anuais para o Hospital São Carlos

A demanda foi levada ao estado pela deputada Fran Somensi (PRB); pelo Prefeito de Farroupilha Claiton Gonçalves (PDT) e pela

A demanda foi levada ao estado pela deputada Fran Somensi (PRB); pelo Prefeito de Farroupilha Claiton Gonçalves (PDT) e pela secretária de saúde Rosane da Rosa. A reunião ocorreu no dia 20 de março no gabinete da secretária de saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann. O processo que estava parado há mais de um ano no ministério da saúde, foi resolvido em menos de trinta dias, graças a uma ação conjunta e apartidária.

O Hospital Beneficente São Carlos ainda passa por uma crise financeira que assola, não somente a instituição de Farroupilha, mas outros hospitais públicos e filantrópicos do estado. Parte dessa crise se deve ao atraso de repasses do governo estadual e federal. Mas algumas questões burocráticas como esta, também atrasam o processo de recuperação dessas entidades. O HBSC conta hoje com oito unidades de tratamento intensivo (UTIs) em operação. Porém, três destas unidades não estavam habilitadas no ministério da saúde, o que impedia o repasse de recursos do governo federal referente ao Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (Teto MAC)

Segundo a deputada esse tipo de ação expressa nitidamente o que, cada vez mais, deve ser construído na política. “Essa é a renovação que queremos fazer, a política de  unir todas as partes, dialogar, desburocratizar os processos e facilitar a vida das pessoas…Uma simples ação, mas que poderá salvar muitas vidas e melhorar a saúde financeira do nosso hospital” comemora Somensi.

O Recurso da união foi liberado e oficializado pela portaria Nº 516, de 10 de abril de 2019.