Deputado Federal José Stédile é premiado pelo trabalho em prol das bibliotecas públicas
A homenagem que o deputado recebeu em 12 de março, Dia do Bibliotecário, é o reconhecimento para quem acreditou em uma luta defendida por poucos
O Prêmio Personalidade em Destaque foi concedido pelo Conselho Federal de Biblioteconomia, durante o evento “Bibliotecário – 50 anos de profissão”, organizado pela Biblioteca da Presidência da República. Stédile foi o único deputado federal a receber a distinção, motivada pela criação da Frente Parlamentar em Defesa das Bibliotecas Públicas, em outubro do ano passado.
Segundo o deputado, mais do que a placa recebida, o importante é o reconhecimento pelo trabalho. É um assunto que poucos deputados se interessam, mas que é valioso para o país. Em um país como o Brasil, onde quase 70% das pessoas entre 15 e 64 anos são consideradas analfabetos funcionais, além da melhoria da educação básica, o investimento em políticas públicas que estimulem a leitura é fundamental. Vamos lutar para que os homens e as mulheres brasileiras enxerguem o mundo com outros olhos, sem limitações, salienta.
Para a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Rodrigues, o momento é extremamente favorável para o fortalecimento das Bibliotecas Públicas no país. Nós já temos um diagnóstico da situação. Contamos com projetos do governo como o Programa Nacional de Livro e Leitura, além do recém lançado Cadastro Nacional das Bibliotecas Públicas. Basta começar a trabalhar, concluiu.
A valorização das bibliotecas públicas é uma das principais bandeiras do mandato de José Stédile. O objetivo da Frente Parlamentar é discutir o papel estratégico da biblioteca pública na formação intelectual do cidadão. O deputado também quer debater políticas de criação, modernização e capacitação técnica da biblioteca pública e de seus profissionais. Este ano criará um prêmio para os melhores projetos de bibliotecas públicas para o qual destinará R$ 300 mil em emendas parlamentares.