Desafios da Região Metropolitana da Serra em pauta

Reunião almoço da CICS contou com a presença do deputado estadual Vinicius Ribeiro

O deputado estadual Vinicius Ribeiro (PDT) palestrou na última quinta-feira na reunião-almoço da Câmara de  Indústria, Comércio e Serviços de Farroupilha e falou sobre a Implementação da Região Metropolitana da Serra  Gaúcha (RMSG), neste momento em que o relator do orçamento do Estado, deputado Carlos Gomes, deu parecer  favorável às emendas que preveem rubricas específicas para a RMSG. A partir da aprovação em plenário, ficará  institucionalizada a provisão de recursos pelo governo.

Durante o encontro na CICS, Vinicius apresentou informações sobre os municípios que compõem a RMSG e a  volução da Mancha Urbana na região, a qual vai requerer mais infraestrutura, conforme seu crescimento. Este processo acelerado de urbanização, conforme Ribeiro, é fruto da migração de pessoas do campo para a cidade. Diante disso, justificou o deputado, os problemas de infraestrutura passam a ser regionais, e não mais locais. O  índice/fluxo de migração entre os municípios é muito grande e os que apresentam os maiores porcentuais são  Caxias do Sul, Flores de Cunha e Bento Gonçalves, pontuou o parlamentar.

Inserir a Região Metropolitana da Serra Gaúcha no orçamento é um dos grandes desafios para sua  implementação, que já está em tramitação. Ainda em nível regional, temos a criação da Gestão Metropolitana; elaboração de projetos regionais; adesão por legislação municipal, e critérios para a formação do Fundo Metropolitano. Em nível nacional, trabalhamos pela inserção da RMSG no Ministério do Planejamento e das  Cidades; aprovação e reconhecimento da Anatel e dos Correios, explicou. Confira na página 3 uma entrevista com deputado, que explica mais pormenorizadamente como funcionarão os mecanismos de gestão da Região  Metropolitana da Serra Gaúcha.