Eleições 2024: Começa o horário eleitoral gratuito no rádio

Divulgação das campanhas de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador vai até 3 de outubro

Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br

.

O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão para o primeiro turno das eleições municipais 2024 começa nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, e termina em 3 de outubro. As campanhas para prefeito e vice-prefeito ocuparão 20 minutos em rede por dia, no rádio e na televisão, divididos em dois blocos de 10 minutos cada, de segunda a sábado.

Além disso, haverá a veiculação de 70 minutos diários em inserções de até um minuto, inclusive aos domingos, para os cargos de prefeito e vereador. A legislação não prevê tempo em cadeia para a eleição de vereador.

A propaganda em bloco será veiculada no rádio das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min. Na televisão, os programas serão exibidos das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min. As inserções serão veiculadas entre 5h e meia-noite, na proporção de 60% (42 minutos) para o cargo de prefeito e 40% (28 minutos) para o de vereador.

Em Farroupilha, o maior tempo no horário da propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão ficou com o candidato da coligação “Farroupilha da nossa gente”, Pedro Pedrozo, do PSB, apoiado por mais sete siglas partidárias, poderá falar por 5min16seg. Já o situacionista Jonas Tomazini, MDB, e mais quatro partidos – coligação “Farroupilha não Para”, terá um tempo de 4min17seg.

Enquanto isso, Dário Maciel, que concorre a prefeito pelo PRD com apoio de mais uma sigla, coligação “Renova Farrouilha”, mal terá tempo de dizer seu nome e o da candidata à vice-prefeita. O espaço destinado a ele na propaganda eleitoral de rádio e tevê, que começa hoje, é de apenas 25 segundos.

Ao contrário de eleições municipais anteriores, quando os candidatos ao Legislativo eram apresentados em dias alternados aos dos candidatos ao Executivo, no pleito atual eles não participam do horário eleitoral gratuito. Candidatos e candidatas só vão aparecer nas inserções fora do horário eleitoral, das coligações ou partidos, quando terão apresentados o nome, sigla partidária e número da urna.

Para saber

  • Ainda nas eleições para prefeito e vereador, a propaganda eleitoral se dará mediante inserções de 30 e 60 segundos, no rádio e na televisão, totalizando 70 minutos diários, de segunda-feira a domingo, distribuídas ao longo da programação entre as 5h e as 24h, na proporção de 60% para as candidaturas majoritárias e 40% para os candidatos proporcionais.
  • Em Farroupilha, a geração da propaganda eleitoral gratuita será feita pela Rádio Miriam, do Santuário de Caravaggio, cujo sinal deve ser retransmitido simultaneamente pelas demais emissoras do município.
  • De acordo com a Justiça Eleitoral, não haverá propaganda em emissora de televisão, na cidade.