Eleitor que não votou no primeiro turno pode votar no segundo

No primeiro turno, 5.569 cidades do país foram às urnas para votar em candidatos a vereador e prefeito

Os eleitores aptos que não votaram no primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, realizadas em 6 de outubro, podem e devem participar do segundo turno do pleito que acontece neste domingo, 27 de outubro. Conforme a Justiça Eleitoral, a ausência de comparecimento ao primeiro turno não impede os eleitores aptos de exercer o direito de voto em uma eventual segunda etapa de votação. A Justiça Eleitoral considera cada turno como uma eleição diferente. Mas fique atento: o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os jovens de 16 e 17 anos, para os maiores de 70 anos e para as pessoas analfabetas. 

Eleitores de 51 municípios brasileiros voltarão mais uma vez às urnas para eleger os prefeitos que assumirão dia 1º de janeiro. Desses 51 municípios, 15 são capitais, entre elas São Paulo (São Paulo), Belo Horizonte (Minas Gerais) e Porto Alegre. As demais 11 capitais encerraram as disputas ainda no primeiro turno. Só têm a segunda etapa de votação os municípios com pelo menos 200 mil eleitores. Agora concorrem só os dois candidatos a prefeito mais bem votados em 6 de outubro e que não alcançaram metade dos votos válidos (excluídos votos brancos e nulos).

Importante

O horário de votação será o mesmo, das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.

No estado

  • Onde vai ter eleição neste domingo:
  • Porto Alegre – Sebastião Melo (MDB – reeleição) X Maria do Rosário (PT)
  • Caxias do Sul – Adiló Didomenico (PSDB – reeleição) X Maurício Scalco (PL)
  • Canoas – Jairo Jorge (PSD – reeleição) X Airton Souza (PL) 
  • Santa Maria – Valdeci Oliveira (PT) X Rodrigo Decimo (PSDB) 
  • Pelotas – Fernando Marroni (PT) X Marciano Perondi (PL)

Em Caxias do Sul

Maurício Scalco (PL) e Adiló Didomênico (PSDB) vão disputar o segundo turno da eleição 2024 para prefeito de Caxias do Sul. No primeiro turno, realizado dia 6 de outubro, Scalco conquistou 89.260 votos, 38,04% dos votos válidos (dados a todos os candidatos). Adiló obteve 64.537 votos, ou 27,50%, conforme os dados que foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os ônibus urbanos terão passe livre no domingo devido ao segundo turno do pleito eleitoral. Conforme a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), o objetivo é permitir a livre circulação dos eleitores e o direito de ir e vir para que os caxienses cheguem às urnas eleitorais. O decreto 23.328/2024 foi publicado na segunda-feira, dia 21.