Encontro de governadores do Cosud

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) que ocorreu em Gramado, dia 25 de maio, reuniu governadores, vice-governadores e

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) que ocorreu em Gramado, dia 25 de maio, reuniu governadores, vice-governadores e secretários de sete Estados. Este foi o terceiro encontro do Cosud. Os dois primeiros encontros foram em Belo Horizonte, em março, e São Paulo, no mês de abril.

Criado neste ano, o Cosud é o local de discussões e entendimentos sobre temas econômicos nacionais, como a Reforma da Previdência, e a renegociação das dívidas dos Estados com a União.

O Cosud reuniu  os governadores Eduardo Leite (RS), Carlos Moisés (SC), Ratinho Júnior (PR), João Doria (SP), Wilson Witzel (RJ), Renato Casagrande (ES) e Romeu Zema (MG). Neste encontro, do Rio de Janeiro virá o vice-governador Cláudio Castro.
No debate “Cenário nacional e reformas” participaram  o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, e o secretário Especial de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar. 

Os secretários de Estado realizaram debates temáticos sobre assuntos de interesse das administrações estaduais abordando desenvolvimento econômico, educação, infraestrutura, ambiente, transportes, saúde e segurança pública, entre outros.

O jornal O Farroupilha, que na sua edição do dia 24 de maio, destacou a “Cultura do Encontro” tema proposto para a Romaria de Caravaggio, fez registros com os governadores, João Dória de São Paulo, Romeu Zema de Minas e Carlos Moises de SC e o governador anfitrião Eduardo Leite.