Farroupilha terá nova representante na Assembleia Legislativa em 2019
Fran Somensi foi eleita deputada estadual com 15.404 votos; Boessio não conseguiu se reeleger para mais um mandato na Assembleia Legislativa

A eleição para deputado estadual renovou 56% dos nomes que vão ocupar as cadeiras da Assembleia Legislativa a partir de 2019. E entre os novos nomes que estarão no parlamento gaúcho na próxima legislatura estará uma representante de Farroupilha: Fran Somensi (PRB). Estreante em eleições, a farmacêutica e primeira-dama de Farroupilha teve sucesso em sua primeira tentativa e foi eleita para o cargo de deputada estadual com 15.404 votos. Entrou na última das 55 vagas da Assembleia Legislativa.
Farroupilha ganhou uma representante no parlamento gaúcho, mas também perdeu um deputado estadual: Boessio (MDB) obteve 20.287 votos em todo o Estado, mas o número não foi suficiente para garantir-lhe uma das cadeiras do MDB na próxima legislatura.
Além de Fran Somensi e Boessio, outros quatro candidatos com raízes em Farroupilha disputaram a eleição para deputado estadual. Beto Maioli (REDE) recebeu 3.136 votos e foi o terceiro mais votado da cidade, atrás apenas da deputada eleita e de Boessio. Raul Herpich (PDT) obteve 1.269 votos e foi o sétimo mais votado de Farroupilha. Sandra Turcatto Piccolo teve 1.093 votos em todo o Estado, e na cidade foi a 18ª mais votada. Monica Agazzi recebeu 882 votos no Estado, mas ficou à frente de Sandra em Farroupilha, na décima posição
Composição da Assembleia Legislativa ainda pode mudar até o ano que vem
A composição da Assembleia Legislativa para a próxima legislatura, a partir de 2019, foi definida nas eleições de domingo mas ainda poderá sofrer mudanças. Isso porque deputados eleitos podem ser convidados a assumir funções no novo governo do Estado que será definido no segundo turno entre Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB). Caso deixem a Assembleia para compor o novo governo, esses deputados cederão lugar para os suplentes mais votados em suas respectivas coligações. No caso de Boessio, existem cinco outros candidatos do MDB que receberam mais votos que ele e também não foram eleitos. O representante de Farroupilha é, portanto, o sexto da fila caso abram-se vagas na bancada do MDB.
Marcel Van Hattem foi o mais votado para deputado federal
Assim como na votação em todo o Estado, o candidato a deputado federal mais votado em Farroupilha foi Marcel Van Hattem (NOVO). Aqui no município, ele obteve 3.684 votos, enquanto seu somatório em todo o Rio Grande do Sul chegou a 349.855. Nas posições seguintes, no entanto, o eleitorado farroupilhense preferiu outros nomes. O segundo e o terceiro candidatos a deputado federal mais votados da cidade, José Stédile (PSB) e Mauro Pereira (MDB), respectivamente, não se elegeram para a Câmara dos Deputados. No Rio Grande do Sul, a segunda e a terceira posição entre os mais votados ficaram para Onyx Lorenzoni e Giovani Cherini, respectivamente.
Heinze e Paim foram eleitos para o Senado
Luis Carlos Heinze (PP) e Paulo Paim (PT) foram eleitos senadores pelo Rio Grande do Sul na eleição de domingo. Heinze foi o candidato mais votado para o cargo, com 2.316.365 votos em todo o Estado, 21,94% do total. Em Farroupilha, ele também foi o mais votado, com 15.349 votos. Paulo Paim ficou na segunda colocação na corrida pelo Senado, que na eleição desse ano tinha duas vagas em aberto para cada estado. Foi eleito obtendo 1.875.245 votos em todo o Rio Grande do Sul, 17,76% do total. Em Farroupilha, porém, Paim ficou em quinto lugar na preferência do eleitorado: recebeu 7.904 votos. No município, ele ficou atrás de Beto Albuquerque (PSB), que obteve 14.726 votos; Carmen Flores (PSL), que somou 13.117 votos; e José Fogaça, que teve 12.979 votos.