“Farroupilha viverá o novo”
Em entrevista exclusiva ao jornal O Farroupilha, concedida logo após sua participação em um programa da TV Farroupilha, o prefeito

Em entrevista exclusiva ao jornal O Farroupilha, concedida logo após sua participação em um programa da TV Farroupilha, o prefeito eleito, Claiton Gonçalves, revelou seus planos para o município e a sua primeira atitude ao entrar no gabinete, a partir de janeiro.
A que o senhor atribui a vitória?
À minha equipe. Uma grande equipe. Este grupo tem vários homens cuja história mostra o conhecimento da verdadeira política, e foi por meio desta equipe que construímos este entendimento que nos levou à vitória. E também a nossa vitória pode ser atribuída ao respeito ao atual prefeito. Respeito sem medo. O contraditório na política permitiu que construíssemos este trabalho: um trabalho feito em cima da mudança.
O senhor sempre mencionou que o seu governo seria um governo democrático…
Não necessariamente a resposta ao voto é democracia. Orçamento Participativo é um dos modelos de democracia. É quando o cidadão decide onde o dinheiro arrecadado pela prefeitura deverá ser investido e aplicado. É uma forma de devolver ao cidadão, na forma de trabalho, aquilo que ele pagou em impostos. Nos próximos meses iremos reunir as peças para que possamos montar o Orçamento Participativo.
Como vai ser a participação dos partidos que compõem a sua coligação na prefeitura?
Vai ser tranquila. Será em paz, temos conversado muito com os líderes dos partidos. Por meio do Legislativo pretendemos capilarizar as ações do Executivo e, claro, iremos compor as secretarias com o máximo de pessoas afins a elas. Na prática, deveremos colocar pessoas técnicas nas pastas que exijam qualificação técnica para serem gerenciadas.
Qual a mensagem que o senhor deixa aos farroupilhenses como prefeito eleito?
Desejo que as pessoas fiquem em paz, em união. Não seremos um governo de facção política: será um governo para todos participarem. Juntos, podemos construir uma cidade ainda melhor. Ao lado do meu vice, iremos realizar um governo honesto e aberto. Iremos acompanhar tudo o que acontece na administração de forma muito presente, sobretudo na tomada de decisões.
Qual será o seu primeiro ato após assumir a prefeitura?
Irei declarar a cidade como um município livre. Livre das amarras da antiga política. Farroupilha viverá o novo.