Indefinição no PDT
Partido conta atualmente com cinco nomes que podem ser candidatos ao Executivo
Dieverson Colombo
O bloco de oposição segue se reunindo visando às eleições municipais do final do ano. O Democratas (DEM), o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) já indicaram pré-candidato. O Partido Comunista do Brasil (PC do B) não indicará um nome para o Executivo. Falta o Partido Democrático Trabalhista (PDT) indicar um candidato. A vereadora Glória Menegotto, o vereador Lino Troes, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores, Luis Ferdinando de Aguiar, o Iano, o presidente municipal do partido Paulo Dalsochio e o médico Claiton Gonçalves são as possibilidades.
O presidente do PT, Rogir Centa, explicou que o bloco aguarda um nome do PDT e com os 4 pré-candidatos definidos tomar uma decisão. O Claiton é um nome que tem trânsito livre. Não sei se é o mais forte. Mas tem causado simpatia muito grande com a população.
O presidente municipal do partido, Paulo Dalsochio, acredita que o doutor Claiton é o nome mais forte no momento e diz que preferia não se candidatar e ficar só coordenando o partido. Estou à disposição do partido se precisar. Mas preferia ficar só coordenando.
O ginecologista Claiton Gonçalves é um dos nomes mais fortes no momento. Gonçalves diz que continua à disposição do partido e já está organizando sua vida pessoal, caso seja o candidato. Premiar uma população com uma vacina é mais interessante do que oferecer um serviço a um pequeno grupo. E a minha entrada na política é justamente discutir isso. Quero saber por que as pessoas pensam de determinado modo e não outro. Haverá uma convenção para definir os nomes. Estou à disposição.
Outro nome cotado é do ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores, Luis Ferdinando de Aguiar, o Iano. Ele diz que quem deve se manifestar sobre isso é o partido. Ninguém é candidato de si próprio. Farroupilha pode muito mais. Essa decisão tem que ser um coletivo.
Lino Troes, advogado e vereador, é outro nome que pode se candidatar. Troes disse que depende de seu partido para isso acontecer. Não alimento esse sonho, mas precisamos estar à disposição do partido. Se precisar, me sinto preparado.
A atual vereadora e ex-presidente do Legislativo, Maria da Glória Menegotto, também deixou seu nome à disposição do partido. Segundo Glória, a indicação do seu nome dependerá das pesquisas de opinião. Me considero uma das pessoas mais preparadas para desempenhar o cargo, pois sou empresária e bem sucedida há mais de 30 anos. Tenho uma comunicação direta no meu trabalho no dia-a-dia e visito diariamente muitos dos cidadãos farroupilhenses.
A vereadora não vê um candidato com vantagem no PDT. Para ela, qualquer um pode concorrer, mas ter a condição de vencer e desempenhar a função depende muito da experiência