João Silvestrin, uma trajetória marcante

Sua atuação como político e empreendedor ajudou no desenvolvimento do município e por isso ele se torna o 16º Cidadão Emérito de Farroupilha

Claudia Iembo
claudia@ofarroupilha.com.br

Em 27 de outubro, o empresário João Fernando Silvestrin recebeu o título de Cidadão Emérito de Farroupilha, em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores. Em seu discurso de agradecimento, Silvestrin elencou nomes que marcaram sua trajetória, relatada em etapas essenciais como a infância com os pais, Paulo e Inês, o Seminário Nossa Senhora de Caravaggio, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, família, política e empresa, sempre exaltando os irmãos, numerosos, e os sócios. Compartilhou a honraria recebida com todos eles.

Infância
“Somos frutos das escolhas que fazemos e do nosso meio. Venho de uma família com 10 irmãos, uma creche, que formou muito do nosso jeito de ser. Junto dos meus irmãos vivi por 10 anos e hoje aqui está minha madrinha, dona Itália, de 97 anos! Fui para a Escola Ferroviária Tiradentes, junto com os primos da família Lovato e na sequência fui para a Escola Carlos Fanton, em São Luiz. Assim se passaram os primeiros 10 anos de minha vida”.

Seminário
“Aos 11 anos estive no seminário, onde fui acolhido com muito amor. Os padres nos receberam como filhos, com afeto, amor e carinho e isso marcou muito a minha vida! Criamos relações de irmãos e até hoje nos encontramos”.

Sindicato
“No sindicato, aos 22, 23 anos, começamos a renovação sindical e com isso criamos uma irmandade. Conduzir o sindicato durante nove anos me transformou muito”.

Família
“Na sequência do Sindicato, encontrei o amor da minha vida, a Natalina, e aí vieram os filhos Fernanda e Filipe, o genro, a nora e os netos. O amor dos filhos e dos netos transforma qualquer pessoa”.

Política
“Entendi a política dentro de uma visão cristã, do Papa João VI: ´política é uma forma de se fazer caridade´. Participei no início como candidato, depois na militância política. Nos ligamos com os deputados federais, mas a pessoa que representa minha maior ligação com a política é o Pepe Vargas”. O parlamentar, presente na sessão, falou antes do homenageado da noite. “O João tem uma característica: ele tem propostas, tem valores, tem ideias e ele as defende. Ele é uma pessoa do diálogo, que sabe conciliar as questões, sabe quando é necessário fazer uma negociação em favor da sua comunidade. Ele teve papel importante na Constituição de 88 e também criou uma empresa, junto com seus irmãos e outros sócios, uma empresa que é uma potência, que tem papel importantíssimo na geração de emprego, de renda aqui na cidade e região. Por tudo isso, a trajetória do João Silvestrin é inspiradora, serve de exemplo para outras pessoas”, afirmou o deputado estadual do PT.

Empresa
“Minha eterna gratidão aos sócios que enfrentaram dificuldades, mas tiveram persistência de nos animar sempre!”. Silvestrin ainda falou da chegada dos novos sócios em 2010. “A nova geração: Daniel Silvestrin, João Paulo Lazzari e Rafael Somacal, nos deu mais perspectiva de futuro para que a empresa possa continuar”.

  • Após a cerimônia de entrega da outorga, o homenageado e sua família recepcionaram convidados na Linha São Luiz e, assim, a noite especial foi finalizada.

No olhar do outro

Nas palavras das pessoas que convivem com o empresário, os fatores que nos permitem enxergá-lo como homem, pai, empresário, amigo. Sentimentos que se traduzem, como a riqueza dos sabores das frutas que carregam seu sobrenome

“O João empresário e envolvido em tantas iniciativas sociais é apenas uma parte do ser humano que existe ali. Da porta de casa para dentro, ele reserva uma pessoa ainda mais incrível. Pai, marido, amigo. Para nós é um privilégio conviver com uma pessoa que coloca a família em primeiro lugar em cada ação, cada gesto, todos os dias.
Meu pai é exemplo para nós, contribui com a comunidade durante uma vida toda. Sua busca pela evolução pessoal, profissional e social é um dos seus grandes legados. O dia 27 de outubro de 2025 ficará marcado como o reconhecimento da sociedade pela sua determinada e eficiente trajetória por Farroupilha”.
Filipe Silvestrin – Filho

-.-.-.-.-.-

“Meu pai, João Fernando Silvestrin, sempre entendeu que servir é mais importante do que aparecer. Sua trajetória de coerência, dedicação e respeito às pessoas inspira todos ao seu redor e constitui verdadeiro exemplo. Ver Farroupilha reconhecer essa história é testemunhar a justiça da memória e a beleza de uma vida marcada pela integridade”.
Fernanda Silvestrin – Filha

-.-.-.-.-.-

“O reconhecimento feito pelo poder público ao meu marido, João Fernando Silvestrin, no dia 27 de outubro de 2025, traduziu a essência da pessoa, do marido, do pai, do avô, do empresário e do amigo, construída na sua trajetória.
Tenho muito orgulho e admiração de como se dedica em tudo que faz. Com calma, serenidade, empatia e amor, sem nunca fugir de seus princípios.
Ao longo desses 40 anos, construímos uma linda família, nossos filhos Fernanda e Filipe com muito amor envolvido, e que nos enchem de alegria, a chegada de nossos netos, o pequeno Antônio e o pequeno Henrique.
Desejo que Deus continue lhe protegendo, com muita saúde e alegria, meu companheiro de vida, te amo! ”.
Natalina Silvestrin – Esposa

-.-.-.-.-.-

“Conheço o João desde os tempos de seminário Apostólico. Fomos seminaristas.
Depois, trabalhamos juntos no Sindicato de Trabalhadores Rurais na busca por mais direitos e condições dignas às famílias agrícolas.
O Silvestrin é um grande agregador, simples e carismático. A amizade do João nos engrandece e faz rir. É uma honra andar com ele alguns caminhos da existência. Gratidão”.
Dr. Mario Maggioni – Amigo

-.-.-.-.-.-

“Dedicação, respeito, humildade e amizade verdadeira. Foram alguns dos valores que tive a oportunidade de aprender ao lado do João Silvestrin.
Quando o conheci, no seminário, fui um dos subordinados a ele, como mais velho era responsável por nós. Ali cultivei um relacionamento ainda maior do que amizade, nos tornamos irmãos! Foram estes valores com os quais ele nos presenteou.
Cultivamos este laço até os dias de hoje e esta honraria evidencia os grandes feitos de um grande homem, um grande empresário e um amigo ímpar.
Meus parabéns, caro amigo, merece o reconhecimento pela sua história”.
Fernando Antônio Fabro – Amigo

-.-.-.-.-.-

Como é bom ser amigo de João Fernando Silvestrin! Conheço o João desde 1979. Mais de quatro décadas que não são apenas de convivência, são de admiração, de caminhada compartilhada, de testemunhar um homem cuja resiliência, sabedoria, altruísmo e capacidade de conciliação fazem dele um daqueles raros amigos, que engrandecem a vida. Costumo dizer, e repito publicamente: como é bom e fácil ser teu amigo, João!
Nos momentos mais difíceis, ele esteve presente sem pedir explicações, ajudando com gestos concretos, silenciosos e incansáveis. No Projeto Calabriano, dedicou tempo e energia às crianças em vulnerabilidade escolar e social, ajudando-as a reencontrar direção e dignidade. Sempre acreditando. Sempre agindo.
João tem uma frase que carrega como norte: “mai dir mai”, do português: nunca diga nunca. É a síntese de homem que dialoga com o contraditório não para vencer, mas para somar. João entende que o mundo melhora quando vencemos a vaidade e praticamos mais a escuta. E foi ele mesmo quem disse, com grande humildade, ao receber o título de Cidadão Emérito: ‘este reconhecimento não é meu, é de todos que caminham comigo’.
Gratidão, João, por tua amizade sincera e tua vida comprometida com o bem comum. Parabéns, e como sempre te digo, um forte strucon!
Guilherme Mantovani, Kiko – Amigo

-.-.-.-.-.-

A homenagem, as presenças e a festa, em fotos!

João Silvestrin e os irmãos, cumplicidade e parceria desde a infância
Reconhecimento ao amigo e parceiro de negócios Ricardo Barazzutti
Ao lado do presidente da Assembleia Legislativa Pepe Vargas e da deputada federal Denise Pessoa, que prestigiaram Silvestrin
Os sócios nas empresas Silvestrin: superação de dificuldades, desafios de crescimento e conquistas
Casal Silvestrin com o reitor do Santuário Ricardo Fontana
João e sua madrinha de batismo, Itália Chiele e suas filhas Nilce e Lúcia
Salão comunitário de Linha São Luiz, palco de um encontro memorável de gerações e amigos para levar seu reconhecimento ao Cidadão Emérito de Farroupilha
João Fernando Silvestrin com os colegas do período de internato do Seminário em Farroupilha
Com o ex-deputado Hermes Zanetti, grande apoiador das conquistas e reivindicações do Sindicato Rural
A família na recepção aos convidados em Linha São Luiz
João, Nelise e Marcos Tumelero, Thiago Dalzochio, Leonir Grando, Ricardo Barazzutti e Lino Troes
O vereador Roque Severgnini e sua esposa Vanusa com o casal Silvestrin. Ele foi o proponente da homenagem que foi aprovada de forma unânime pelos vereadores, para distinguir João Fernando Silvestrin
Os primos da família Lovatto: boas lembranças em comunidade
Auditório do Legislativo lotado para acompanhar reconhecimento ao novo Cidadão Emérito