Mês da Mulher: Prefeitura realiza mutirão de exames de mamografia e ecografia mamária
Ao todo, serão oferecidos mais de 1.250 exames preventivos ao cânmcer de mama. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos da doença em 2025, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres

O prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini, assinou na manhã desta segunda-feira, 3 de março, a ordem para início de um mutirão de exames de mamografia e ecografia mamária, visando a diminuição da fila de espera pelos procedimentos. A ação integra a programação do Mês da Mulher. Estiveram presentes além do prefeito, o vice-prefeito Thiago Brunet, o secretário da Saúde, Thiago Brambilla, representantes da Verità Diagnóstico por Imagem e da Rossler Diagnósticos por Imagem, onde os procedimentos serão realizados, entre outras autoridades.
Conforme Brambilla, os chamamentos para as mulheres realizares os exames serão feitos pelas clínicas e já iniciaram nesta segunda-feira. Um total de 1.256 exames serão oferecidos para a população com o investimento no mutirão. A realização de exames de imagem das mamas é essencial para a saúde feminina. Estes exames têm um papel muito importante na detecção precoce de doenças como o câncer de mama.
Os dados apontam que este é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2025 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.