Município é Amigo da Vacina e Selo Ouro pelos altos índices de vacinação em crianças e adolescentes

.

A Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu, em 20 de agosto, o Certificado Município Amigo da Vacina, em solenidade realizada no Auditório do Ministério Público, em Porto Alegre. A certificação é uma parceria entre o MP-RS e a Secretaria Estadual da Saúde, em reconhecimento às boas práticas e aos índices de vacinação no município. A cidade também foi premiada com o Selo Ouro em Vacinação, devido às metas atingidas.

Representaram o Poder Público Municipal no ato o secretário de saúde, Thiago Brambilla, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paulina Guisso, e a enfermeira da Vigilância, Juciéli Schiavini. A cerimônia contou ainda com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, da promotora de Justiça do Ministério Público, Cristiane Della Méa Corrales, e da subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios.

Referindo-se ao Selo Ouro, Paulina explicou que os números apresentados por Farroupilha estão acima das metas estabelecidas. Na categoria baby (menores de um ano), destinada aos municípios que atingissem 95% da vacinação pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo B), Farroupilha alcançou 99%. Na categoria dente de leite, que compreende a vacinação da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para crianças a partir de um ano, em que a meta era 95%, o município atingiu 100%.

  • Já na categoria teens, voltada para a vacinação contra HPV em adolescentes de 9 a 14 anos, em que a meta era 90%, Farroupilha chegou a 100% entre as meninas e 90,5% entre os meninos.

Farroupilha tem realizado diversas ações voltadas à vacinação, como a campanha Na Rua Contra a Gripe, que leva a vacina para o centro da cidade em horários alternativos aos dos postos de saúde, e o Sábado do Trabalhador, em que são aplicadas, em média, 300 vacinas por edição. Além disso, o programa Interior Com Mais Valor, que leva a Unidade Móvel de Saúde para as comunidades do interior, também funciona como ponto de vacinação.

  • Todas as vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.