O calendário de março

Partidos se reunirão nos próximos dias para encaminhar pré-candidatos a prefeito e vereador para as eleições do final do ano

Os partidos estão se organizando para as eleições do final do ano. Entre o mês de março e junho, devem estar definidos os candidatos a prefeito e os vereadores que irão concorrer por cada sigla. Há também a dificuldade encontrada por boa parte dos partidos em conseguir que 30% dos candidatos sejam mulheres.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) indicará um pré-candidato a prefeito para o bloco de oposição. O nome ainda não está confirmado, mas a tendência é que seja o médico Claiton Gonçalves. Segundo o presidente municipal do PDT, Paulo Dalsochio, a maior dificuldade encontrada é a de conseguir que 30% dos candidatos sejam mulheres. O presidente disse que ainda não há data definida, mas a pré-convenção acontecerá ainda em março, e definirá os pré-candidatos a vereadores e possivelmente o pré-candidato a prefeito.

No dia 23 de março haverá a pré-convenção do Partido Trabalhista (PT). Segundo o presidente municipal do partido, Rogir Centa, a oportunidade servirá para a sigla ter o posicionamento com relação às coligações. “Vamos conversar com o PC do B e com o PSB para ver sobre indicações. Ver quantos candidatos cada partido vai dispor para conseguir fazer a composição exata. Cada partido pode lançar 23 candidatos a vereador. Achamos que não vamos ter os 23. Vamos analisar qual seria a melhor condição”.

Na próxima semana o Partido Comunista do Brasil (PC do B) terá os nomes dos candidatos a vereador. O partido se reuniu na noite desta quinta, dia 15, para definir os candidatos. A sigla não pretende apresentar um candidato a prefeito. Segundo o presidente municipal do partido e pré-candidato a vereador, Eleonir Pelicioli, o partido terá 5 candidatos a vereador e aguarda confirmação de um sexto nome.

O presidente municipal do Democratas (DEM) de Farroupilha, Odilon Tesser, disse que até o dia 10 de abril todos os partidos de oposição irão fazer suas pré-convenções, conforme foi combinado nas reuniões. O partido conta hoje com 12 pré-candidatos a vereador e um a prefeito, o advogado Silvio Marchetto. “Temos também o radialista Kaiobá Sputnik que vai resolver até maio se concorre a vereador por Farroupilha. Ele pode ser a grande surpresa para as eleições”. Tesser lembrou que nos dias 15 e 16 de março os Democratas da região Sul terão um encontro em Florianópolis e ele estará presente.

No Partido Socialista Brasileiro (PSB) o nome de Pedro Pedroso está confirmado como pré-candidato a prefeito. O partido fará uma pré-convenção na primeira quinzena de abril para encaminhar alguns nomes para concorrerem a vereador. O presidente municipal do partido, Fernando Silvestrin, disse que a sigla tem várias candidatas mulheres e afirma que o PSB já tem alguns nomes confirmados para concorrer a uma cadeira no Legislativo. “Nossa ideia é de preencher as vagas. Vamos conversar para decidir sobre a coligação”.

O atual vice-prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, é do Partido Progressista (PP). Feltrin já acenou a possibilidade de concorrer ao cargo de prefeito e não de vice novamente. O presidente municipal do partido, Nestor Zanonato, disse que essa decisão não tem data marcada para acontecer, mas lembrou que tem um prazo, que se encerra em junho. “O resultado pode sair antes, mas o prazo limite é dia 6 de junho”. Zanonato confirmou que a sigla tem de 28 a 30 candidatos e que a intenção é que todos concorram.

O Partido da República (PR) está se encaminhando para confirmar apenas um candidato a vereador. Trata-se do presidente municipal do partido Luís Henrique Verner. A sigla terá convenção em abril e não irá apresentar pré-candidato a prefeito.

Quem também pretende apresentar apenas um candidato a vereador é o Partido Popular Socialista (PPS). A sigla está estudando mais alguns nomes, mas por enquanto só tem um confirmado. “Estamos articulando, mas ainda não há nada definido”, disse a presidente municipal do partido, Andreia Telier.

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), além das vagas para vereador, tem o candidato natural para a reeleição, o atual prefeito Ademir Baretta. O empresário Sérgio Rossi também é pré-candidato. O presidente municipal do partido, Vitor Hugo Busetti, disse que ainda não há datas para os nomes serem definidos, mas garante que a sigla já está trabalhando nisso.

Como o secretário de Finanças Jonas Tomazini irá concorrer a vereador pelo Partido Socialista Democrático Brasileiro (PSDB), o partido procura um substituto para a secretaria. Em relação às eleições, o presidente municipal do partido, Diego Tormes, disse que não há nada definido. Segundo Tormes, a sigla pretende lançar 10 candidatos para concorrer às cadeiras do Legislativo. A sigla é a única que não está encontrando dificuldades em encontrar a porcentagem de 30% de mulheres.

E no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), cinco nomes devem ser indicados para concorrer a vereador. Segundo o presidente municipal do partido, Valdicir Colognese, na segunda quinzena de março o partido se reunirá para encaminhar definições.
 
O Partido Verde (PV) foi procurado e não quis se pronunciar sobre o assunto.
Não foi conseguido contato com o Partido Republicano Brasileiro (PRB).