Pedrozo e Glória são candidatos de oito partidos contra prefeito Feltrin
Super-coligação tem Republicanos do ex-vice-presidente Hamilton Mourão, além do PT e PCdoB
Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br
.
O professor, ex-vereador, ex-vice e ex-prefeito Pedro Pedrozo (PSB), e a empresária e ex-vereadora Glória Menegotto (União), foram confirmados na noite de sexta-feira, dias 2 de agosto, como candidatos de um “frentão” de siglas para prefeito e vice, respectivamente, de Farroupilha, nas eleições de 6 de outubro próximo. Eles integram um grupo formado para enfrentar os situacionistas abençoados pelo prefeito Fabiano Feltrin, o atual vice Jonas Tomazini e o médico e vereador Thiago Brunet. Na convenção, foi apresentada a relação de 76 candidatos que vão disputar as 15 vagas da Câmara de Vereadores.
A convenção foi realizada no plenário do Legislativo que ficou lotado por dirigentes, correligionários e simpatizantes dos oito partidos que fazem parte da coligação. Estiveram presentes, também, o deputado estadual Sérgio Peres, do Republicanos, e o ex-prefeito de Cachoeirinha (Região Metropolitana de Porto Alegre), ex-deputado federal e atual presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (Fase-RS), José Stédile. Na noite, o coordenador da campanha, vereador Roque Severgnini (PSB), explicou que até a homologação, pela Justiça Eleitoral, todos são pré-candidatos majoritários e proporcionais.
Em conversa informal com Stédile, o coordenador da campanha disse ter a expectativa de que a coligação deve formar a maior bancada entre os 15 integrantes da Câmara de Vereadores de Farroupilha. Sobre a expectativa que tem, quanto à eleição da majoritária, Severgnini confidenciou a Stédile que as chances dos candidatos do PSB e União são bastante significativas. “O Pedrozo tem um eleitorado muito consistente em núcleos e regiões bastante importantes do município”, afirmou, mantendo reservas diante da reportagem do Jornal O Farroupilha. “E com um ‘exército’ como o que temos, de candidatos à Câmara, as nossas chances se potencializam bastante”, acrescentou.
A super-coligação Pedrozo-Glória tem o Partido Socialista Brasileiro (PSB) do candidato majoritário, o União da postulante ao cargo de vice, mais o Partido Democrático Trabalhista (PDT), Podemos, Partido Social Democrático (PSD), Republicanos e a Federação Brasil Esperança, formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). As duas siglas que completaram o número máximo de candidatos ao Legislativo – as 15 cadeiras da Câmara, mais um – foram o PSB e o União, com 16 nomes em cada sigla. A menor nominata é a do PSD, com três candidaturas proporcionais.
Os dirigentes e representantes dos partidos do “frentão” se mostraram otimistas quanto ao êxito das candidaturas, afirmando que “a campanha começa mesmo dentro do prazo legal, que determina a legislação eleitoral, no dia 16 de agosto, às 19h, com um jantar no CTG Aldeia de Farroupilha. Hoje (sexta) foi dada a largada, e no dia 16 vamos partir com tudo para buscar o voto daquelas pessoas que precisam da mudança que Farroupilha exige”, comentou o vereador Severgnini.
A ex-vereadora Glória Menegotto foi a primeira a se manifestar dizendo que o seu maior compromisso, ao lado de Pedro Pedrozo, “é com a cidade que pede mudanças”. E sentenciou: “Nós somos as mudanças que as pessoas querem e precisam, que Farroupilha necessita”. E cravou agulhas: “Não vamos esperar o último dia para trabalhar. Vamos nos dedicar desde o primeiro dia do nosso governo para atender as necessidades da cidade, até o último dia do nosso mandato, sem querermos aparecer na mídia”, afirmou, se referindo ao governo do prefeito Fabiano Feltrin.
O candidato Pedro Pedrozo usou de uma analogia para também criticar os atuais mandatários municipais. “Se a chuva destruiu o telhado da nossa casa, não podemos trocar os pneus do carro ou fazer qualquer outra coisa sem consertar o telhado da casa. Temos que estabelecer as prioridades, reorganizar a nossa vida. Não entendo como alguém, não compreendo como alguém que administra a cidade não conseguiu perceber e ficou fazendo vídeos, por 70 dias, para depois pensar em começar a organizar a cidade. E ainda não pensou! Ainda está trocando o pneu do carro ao invés de consertar o telhado da casa”, disse Pedrozo.
Candidaturas para a Câmara de Vereadores
REPUBLICANOS
- Alexandre Lazzari
- Alexandre Luiz PratI
- Ana Maria da Silva
- Franciele Guillardi
- Justino Biazus
- Neusa Salete Merchel Pinheiro
- Pedro Vicente Carvalho Pontes
- Sandro Moraes Prates
- Tiago Diod Ilha
- Valdecir Antônio Nunes
PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA (PDT)
- Alexandra Turcatto
- Atilio Soares
- Daniel Troes
- Fran Bonaci
- Gilberto do Amarante
- Hugo Depelegrin
- Prof. Bea
- Professor Francis Casali
- Prof Oreci Teixeira
- Prof Vinícius
- Siara da Delegacia
PODEMOS
- Osmar de Andrade
- Luís Carlos Pereira de Lima
- Anderson Vinicius Pacheco Moraes
- Séris de Melo Zamboni
- Yaritsa Miorando de Andrade
- Mateus Boscheti
- Marcelino João Peruzzo
- Júlia Patrícia Valentin
- Pastor Ito Tonini
- Elvis Rosa da Silva
- Helisson Speranza
- Renato Domingues Rabello
- Camila de Lima Alves
- Robson Gilnei Rodrigues
- Sílvia Alves Ferreira
UNIÃO BRASIL
- João Matheus de Oliveira Dorneles
- Douglas Rodrigues da Silva
- Edegar Debiasi
- Elisandro Alves de Morais
- Fernanda Martins Correa
- Guilherme Neumann
- Hoiarassu Cláudio Spadetto
- Jorge Adriano Serpa da Silva
- Josias Máximo Bezerril
- Liasi Salete dos Santos
- Marilene Sichilero
- Marinês Zucco Anghinoni
- Marta Teles Ferreira
- Odair José Sobierai
- Pedro Rogério da Fontoura
- Rosângela Maria Carvalho Fortes Lussana
PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB)
- Pastor Albertino
- Roque Severgnini
- Daiane
- Eliane Tarelli
- Fernando das Cooperativas
- Hortênsio do Amaral
- Ildo Pegoraro
- Professor Juliano Baumgarten
- Lauvir do Amaral
- Prof. Lidi
- Lourdes Lodi
- Magnus Camillo
- Advogada Neuza Moro
- Pedro Carteiro
- Rodrigo Marcelo Fanton
- Catafesta
PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO (PSD)
- Julia Medim
- Luan Bartelle
- Luiz Andreatta
FEDERAÇÃO
(Partido dos Trabalhadores)
- Carlos Bernardi
- Cleiton da Silva Pereira
- Célia Gaviraghi
- Marcelo Covolan
- Nilva Antenorio Seara
- Paulo Schneider
- Renato César Bastos
- Jackson Júnior Vidal
- Suzana Maggioni Bertuol
(Partido Comunista do Brasil)
- Marindia de Anhaia
- Antonio Carlos Silveira dos Santos- Tonhão