Primeiro encontro da Comissão de Ética já foi realizado

O primeiro encontro da Comissão aconteceu na tarde de quinta-feira (08) na sala de reuniões da Câmara de Vereadores. O

O primeiro encontro da Comissão aconteceu na tarde de quinta-feira (08) na sala de reuniões da Câmara de Vereadores. O presidente da comissão, eleito pela maioria dos representantes, é o vereador Thiago Brunet (PDT); tendo como vice-presidente o vereador Beto Maioli (Rede Sustentabilidade) e como secretário o vereador Odair Sobierai (PSB).
Cada bancada, conforme o regimento da casa, teve direito a escolher um representante para fazer parte da mesa A comissão foi instaurada há duas semanas (24/05), um dia após o discurso da Vereadora Eleonora Broilo (PMDB) tomar proporções na mídia nacional e nas redes sociais. Como primeiro ato da comissão, conforme dispõe a resolução 390/2002 em seu artigo 9º, que rege o código de ética parlamentar, o presidente indicou como relator o vereador Tiago Ilha (PRB). Iremos analisar o caso com todo cuidado do mundo, para que não seja cometida nenhuma injustiça com a vereadora em questão, mas ao mesmo tempo entendemos que toda a população de Farroupilha merece uma resposta sobre o assunto, ressalva Ilha.
A mesa terá o prazo de trinta dias para apresentar o relatório em plenário, podendo ser prorrogado por mais trinta.

O CASO
A fala da vereadora envolvendo os políticos nordestinos gerou polêmica em todo país. Mais de 50 veículos de comunicação publicaram diferentes matérias tratando do assunto. Devido a grande repercussão e manifestação popular via redes sociais e documentos protocolados na câmara, sete dos quinze vereadores pediram a instauração da comissão de Ética para tratar do caso.