Ritmo e foco de projeto levaram à vitória, avalia Diego Tormes, presidente do PSDB

A campanha para o governo do Estado teve um ingrediente de dificuldade para o PSDB, partido do governador eleito Eduardo Leite, em Farroupilha. A disputa era contra o governador José Ivo Sartori (MDB), farroupilhense, candidato com base política na Serra Gaúcha, enquanto Leite, ex-prefeito de Pelotas, concentrava menos votos aqui na região.

Mesmo tendo perdido a disputa pelos votos dos farroupilhenses (Eduardo Leite teve 39,73% dos votos na cidade, contra 60,27% de Sartori), Leite acabou vencedor e, para o presidente do PSDB no município, Diego Tormes, o sucesso se deu pelo projeto diferente no seu ritmo e no seu foco, bem aceito em todo o Estado e também por parte dos eleitores daqui.

Estamos felizes por três motivos: além de ser jovem, ele (Eduardo Leite) traz uma possibilidade de renovação para o PSDB. Também fizemos uma campanha mais leve, sem sobressaltos, pautada pelo debate de ideias e propostas. E para nós daqui de Farroupilha foi difícil fazer campanha na terra do gringo (Sartori, que referia-se a si mesmo como gringo na propaganda de campanha).

Agora, Tormes, que participou da formatação do plano de governo de Eduardo Leite, prevê que a contribuição do PSDB farroupilhense ao novo governo será importante para o Estado e para a cidade. A gente tem um contato bem bom, não só com o Eduardo Leite como com as pessoas ao redor dele. Caberá a nós subsidiar o governador com as demandas da cidade, avalia. O PSDB está aberto para todas as pessoas que quiserem contribuir.

Eleições municipais

Agora, o PSDB farroupilhense já projeta seus movimentos para a eleição municipal de 2020. De acordo com o presidente municipal Diego Tormes, o objetivo é ter até 30 candidatos a vereador na nominata. Já temos uma quantidade significativa. Para 2020 vamos ter uma campanha diferente em relaçãoa outras eleições do passado. Quanto à disputa pela prefeitura, Tormes avalia que será necessário avaliar os projetos de governo que estarão em pauta para tomar uma posição.