Série de obras da prefeitura é vistoriada
Obras anunciadas no início do ano pela administração municipal foram visitadas na quarta, dia 13

As obras anunciadas pela administração municipal no início do ano foram visitadas na tarde da última quarta, dia 13. O prefeito Ademir Baretta, secretários municipais, vereadores e veículos de comunicação acompanharam 14 pontos onde as obras estão em andamento e algumas já concluídas. Entre os locais visitados estão corredores de ônibus, postos de saúde e escadarias. A visita teve início na Unidade Básica de Saúde do bairro Belvedere que, segundo Baretta, entrará em funcionamento na primeira segundafeira do mês de julho e terminou no Hospital São Carlos, onde foi conferido o andamento das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da UTI Neonatal.
O prefeito Ademir Baretta avaliou de forma positiva o andamento das obras e disse estar extremamente satisfeito com a execução e o cumprimento do cronograma de obras. “Todas elas estão iniciadas, algumas já concluídas. Estamos resgatando um compromisso social que nós temos com a comunidade para podermos dar melhores condições de acessibilidade, de trafegabilidade. E também resgatando o que nós temos de importante no nosso programa de governo, eu e o Feltrin, de podermos viabilizar gradativamente todos os corredores de ônibus do nosso município com pavimentação”.
Por se tratar de ano eleitoral, o prefeito é muito questionado se as obras não se caracterizam por um momento eleitoreiro. Baretta afirma que isso é uma questão de entendimento. “Nós tivemos que elaborar projetos, tivemos que ter os projetos aprovados, tivemos que captar recursos para viabilizar as obras. No primeiro ano quando nós assumimos, juntamente com todos os vereadores, nós estivemos junto a deputados, junto a ministérios para buscar recursos que agora estão chegando ao município, o que nos permite viabilizar essas obras”.
O chefe do executivo explicou que a internet wireless, que funcionará em alguns pontos da cidade, deverá ser disponibilizada dentro de mais alguns dias e disse que nem todas as obras serão concluídas ainda este ano. “Temos a convicção de que todas serão iniciadas e que algumas não serão concluídas. O residencial não será concluído. Possivelmente, o loteamento não estará 100% concluído com infraestrutura, pavimentação asfáltica e tudo, mas todas as obras estarão sendo iniciadas dentro do cronograma que apresentamos”.
A vereadora oposicionista Maria da Glória Menegotto (PDT) acompanhou toda a visita. Ela avalia como muito importante ter acompanhado o andamento das obras e entende que as ações representam 1% do que realmente a cidade necessita. “No bairro São Francisco me chamou muito atenção a galeria que está sendo concluída. É importantíssimo. Mas mais importante seria se nós tivéssemos feito isso há 10 anos. Teria se evitado tantos alagamentos, tantos problemas para as famílias que ali moram. Mas que bom que está sendo feito hoje”.
Ela também ressaltou que apenas dois corredores de ônibus foram feitos e Farroupilha tem a necessidade de mais obras desse tipo. “Aquilo que foi realmente dito que ia ser feito nós encontramos dois, um no bairro Alvorada
e outro na Avenida Itália, que inclusive desemboca em uma empresa, onde esse corredor de ônibus não beneficia tantas famílias naquele bairro, o Ipanema”.
O asfaltamento feito na entrada do Impperia Shopping foi questionado pela vereadora, que entende que não beneficiou em nada os corredores de ônibus que o bairro América necessita. Ela afirma que o as obras vistas são obrigação com o município. “É uma obrigação que qualquer prefeito tem que ter, qualquer vereador tem que lutar pra ser feito isso. Inclusive muitas dessas obras, por exemplo a UPA, é obra que vem do governo federal”.