Tarso esteve em Farroupilha e anuncia obras nesta sexta
Governador esteve em Farroupilha na última quinta-feira e assinou documento de extinção da praça de pedágio. Investimentos serão anunciados nesta sexta, em Bento Gonçalves

Na última quinta, dia 28, o governador do Estado, Tarso Genro, participou de cardápio empresarial promovido pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CICS) de Farroupilha, realizado no restaurante Parque dos Pinheiros. Na oportunidade, Tarso assinou um documento formal mantendo seu compromisso da extinção da praça de pedágio entre Farroupilha e Caxias do Sul e disse que o governo já está promovendo os estudos técnicos necessários para o encerramento da praça. Diferente do previsto, nenhuma obra foi anunciada. Apenas nesta sexta, em Bento Gonçalves, ele anunciará investimentos.
O secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), Marcelo Danéris, explanou sobre os eixos que estão sendo trabalhados pelos conselheiros na Câmara Temática. De acordo com o projeto, várias obras serão realizadas na Serra. Farroupilha também ganhará investimentos. Segundo Danéris, a cidade receberá 25 milhões de reais para investimentos em energia. O secretário também ressaltou que a rede de esgoto do Estado será duplicada.
O turismo também esteve em pauta. A secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira, lembrou que das 17 questões levantadas pelo Estado, oito foram apontadas pelo turismo. Ela lembrou que a Serra tem três cidades candidatas a ser Centro de Treinamento de alguma seleção para a Copa do Mundo de 2014, que são Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha. Vários conselheiros fizeram o uso da palavra. Entre eles, a nova conselheira do CDES-RS, Jose Carla Signori, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha, que entregou reivindicações para o governador.
Também durante os pronunciamentos, a deputada estadual, Marisa Formolo (PT), e o presidente da CICS Farroupilha, Gervásio Silvestrin, entregaram uma placa em alusão ao seu comprometimento com o fim dos pedágios. O presidente da CICS Serra, Ademar Petry, entregou um documento para o governador em empenho ao seu trabalho.
Farroupilha também tem reivindicações, algumas delas já antigas. É o caso da instalação da UTI Neonatal, para a a qual o prefeito Ademir Baretta pediu apoio ao governador Tarso Genro em seu pronunciamento. O chefe do Executivo Municipal disse que essas são reivindicações que cabem ser passadas diretamente ao governador e pediu para que o Estado continue sendo parceiro da cidade.
Por fim, o governador Tarso Genro se pronunciou e explicou suas ações frente ao governo do Estado. Ele ressaltou que o Rio Grande do Sul é o Estado que mais captou recursos para saneamento básico do Brasil, lembrou que os cidadãos devem pensar no passado quando vão avaliar as situações do presente e disse que é necessário a população saber como ele chegou até lá com os investimentos. Chegamos com brutal arroxo salarial. De maneira perplexa. Não tínhamos nenhum tipo de relação articulada com as bases sociais.
Quando já estava indo embora, Tarso disse que as obras para a Serra, incluindo Farroupilha, serão anunciadas apenas nesta sexta, em Bento Gonçalves.