Unidade móvel leva tecnologia de envase às vinícolas familiares do Rio Grande do Sul

Equipamento será operado pela Enovinho e beneficiará pequenas e médias empresas do Estado

A vitivinicultura gaúcha dá mais um passo em direção à inovação e à eficiência produtiva. Nesta segunda-feira , 10 de novembro, foi realizada, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, a entrega oficial da unidade móvel de envasamento de vinhos à Associação das Vinícolas Familiares de Bento Gonçalves (Enovinho), marcando também o início da operação do serviço.

Desenvolvido pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), o projeto recebeu R$ 750 mil de emenda parlamentar do deputado estadual Guilherme Pasin, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e executados pelo Consevitis-RS, por meio de Termo de Colaboração . O Sicoob Meridional apoiou financeiramente o processo de emplacamento, seguro e taxas para a circulação do veículo.

Inovação

A unidade móvel é um caminhão equipado com sistema completo de envase e rotulagem, capaz de atender pequenas e médias vinícolas diretamente em suas instalações. O equipamento realiza as etapas de higienização de garrafas, filtragem, envase, vedação (rolha ou screw cap), rotulagem e aplicação de cápsula, com capacidade para até 450 garrafas por hora.

  • As garrafas devem ser de vidro de 750 ml. Inicialmente voltado a vinhos tranquilos, o sistema poderá futuramente ser adaptado também para espumantes, mediante a instalação do processo de dégorgement.
  • Entre os componentes técnicos estão um tanque pulmão de 500 litros, conjunto de filtração móvel, monobloco semi-automático (com enxaguadora, enchedora, rolhador e tapador pilfer) e uma rotuladora e capsuladora autoadesiva. O funcionamento requer duas pessoas na operação.

Para o deputado estadual Pasin, a unidade móvel marca um avanço estratégico para a vitivinicultura. “Representa a união entre tecnologia e tradição. Pela primeira vez, o agricultor familiar e as pequenas vinícolas terão acesso à mesma tecnologia utilizada por grandes indústrias. Um avanço que valoriza quem vive da terra, reduz custos, amplia a produção e fortalece a competitividade do nosso vinho”, destaca Pasin.

O presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto, destacou o impacto financeiro para o setor. “É gratificante ver este projeto concretizado, pois representa inovação para o setor vitivinícola. A unidade móvel democratiza o acesso à tecnologia e contribui com o padrão de qualidade das pequenas e médias vinícolas do Estado. Também esperamos que ela sirva de estímulo para que novos empreendimentos se regularizem e possam usufruir dos serviços”, afirma Rebellatto.

Para o presidente da Enovinho, Juliano Zottis, a chegada da unidade representa uma revolução na rotina das vinícolas familiares. “Antes, o envase era feito manualmente, garrafa por garrafa, o que nos tomava um dia inteiro para envasar cerca de 600 ou 700 garrafas, com dificuldade em manter o padrão de colocação de rolhas”, relata.

Com o novo sistema, Zottis destaca ganhos imediatos: “A unidade móvel traz agilidade e padronização no envase, além da possibilidade de utilizar nitrogênio, essencial para vinhos brancos. Já realizamos os primeiros envases e filtragens e estamos muito satisfeitos com o resultado, que elevou a qualidade de nossos vinhos”, comemora.

Gestão e acesso

  • A gestão da unidade é do Consevitis-RS, que concedeu em comodato a operacionalidade à Enovinho, por meio de edital público.
  • Caberá à associação o agendamento, orçamentos e rotas de atendimento, com taxa por garrafa e deslocamento para manutenção da estrutura.
  • O serviço estará disponível a todas as vinícolas gaúchas interessadas.
  • Após a fase de treinamento dos associados, o atendimento passa a ser oferecido às demais pequenas e médias vinícolas do Estado, com possibilidade de rotas regionais compartilhadas, de forma a ratear os custos de deslocamento.