Vice-prefeito de Farroupilha participa de Seminário de Novos Gestores, em Brasília

Jonas Tomazini, prefeito eleito que tomará posse em 1º de janeiro, cumpre diversas agendas na Capital Federal

O vice-prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini, eleito futuro prefeito no pleito de 6 de outubro, está em Brasília nesta semana para uma série de encontros em gabinetes de deputados, senadores e ministérios, além de participação de eventos. Nesta segunda-feira, 25 de novembro, participou do Seminário de Novos Gestores, que reúne prefeitos eleitos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O evento é promovido pela Confederação Nacional dos Municípios.

Entre os temas tratados, o chamado “conflito entre os entes” teve destaque. O objetivo é buscar alívio financeiro para as prefeituras, uma vez que a municipalidade retém apenas cerca de 15% do total dos impostos em seu caixa. Inserido nas discussões, Jonas salienta que o assunto precisa ser amplamente debatido para encontrar soluções que amparem os gestores de todo o país.

Outra questão abordada foi a importância das defesas civis locais e a necessidade de uma ampla conversa sobre as atuações em nível municipal, estadual e federal. Os cenários desafiadores registrados nas enchentes ocorridas no Sul, as queimadas no Centro-Oeste e a estiagem que atinge o país nos meses quentes foram ressaltadas no Seminário. As agendas em Brasília seguem ao longo da semana.