Folclore em festa

39ª Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis inicia neste sábado, dia 30 de julho. Organização espera público superior a 60 mil até dia 14 de agosto

Em uma cidade onde o turismo é cultural, o maior evento não poderia ser outro. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis entra para a sua 39ª edição com a busca pela diversidade cultural cada vez mais presente em sua essência. O evento, que iniciou de forma singela em julho de 1973 no Parque Aldeia do Imigrante, tomou grandes proporções e hoje movimenta Nova Petrópolis durante duas semanas em agosto, tendo a Rua Coberta e a Praça das Flores como o local da festa.

Como acontece desde 2005, a cada ano o Festival traz novidades e com isso o crescimento do evento é constante. Para 2011, a comissão organizadora do evento espera um público superior a 60 mil pessoas, no período de 30 de julho a 14 de agosto. Com a inscrição de grupos folclóricos desde o final da última edição do evento, Nova Petrópolis se prepara para novamente receber mais de 100 grupos de todas as regiões do Brasil e de outros países.

O evento é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e a Associação Tannenwald e o apoio da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares.

Maiores informações no site: www.festivaldefolclore.com.br.

Diversidade cultural
As apresentações de grupos folclóricos continuam sendo o ponto alto do evento e, para 2011, já estão confirmados onze grupos internacionais vindos da Argentina, Estados Unidos, Turquia, Bolívia, Peru e Alemanha, e, ainda, doze grupos nacionais do Rio de Janeiro, Alagoas, Pará, Paraíba, Maranhão, Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e dezenas de grupos do Rio Grande do Sul.

Entretanto, a diversidade cultural do evento não é expressada somente através dos grupos folclóricos. O artesanato também está numa crescente e a cada ano traz mais novidades para o evento. Com a premissa de não ter produtos industrializados, os estandes ainda estão sendo comercializados e já estão confirmados artesanatos da Bolívia, Peru e de diversas regiões do País e do Rio Grande do Sul.

Além disso, como o público do evento não quer perder nenhuma apresentação, a Praça das Flores também contará com uma gastronomia diversificada, com produtos típicos de diversas etnias e, ainda, um restaurante. Uma das novidades da gastronomia para este ano será o ponto de venda, com estandes personalizados.

A cultura germânica no evento
Nova Petrópolis é conhecida pela sua cultura germânica, onde as comunidades do interior ainda mantêm viva a sua origem por meio do sotaque alemão, costumes, gastronomia, arquitetura e legado cultural. Sendo assim, o evento não poderia deixar de apresentar todo este legado histórico-cultural aos visitantes.

O legado de Nova Petrópolis é representado no evento através do desfile de integração que marca a abertura do evento e as competições germânicas. O desfile de abertura está agendado para o dia 30 de julho com a participação dos grupos folclóricos, grupos teatrais e bandinhas, que atravessam a avenida principal da cidade distribuindo chopp e contagiando os espectadores com a alegria característica do povo alemão.

Os jogos germânicos são a garantia de muita diversão nas manhãs de domingo durante o evento. As comunidades do interior disputam entre si em provas que relembram as atividades dos primeiros imigrantes como, por exemplo, serrar o tronco, cabo de força, chopp em metro, entre outras. Após as provas oficiais, é oferecida a oportunidade dos visitantes poderem testar as suas habilidades nas provas.

O acesso facilitado a todos
O Festival Internacional de Folclore prima por oferecer o acesso facilitado para toda população prestigiar as atrações do evento. Por as apresentações, a gastronomia e o artesanato já se concentrarem na Rua Coberta e na Praça das Flores não há cobrança de entrada em nenhum momento.

Além disso, são realizadas noites culturais nas comunidades do interior. Nas noites culturais os grupos locais preparam uma belíssima integração de culturas através de apresentações da cultura alemã e dos grupos participantes do Festival para que as pessoas que possuem o acesso dificultado ao centro da cidade não deixem de prestigiar a diversidade cultural do evento.

As escolas e algumas empresas do Município também recebem grupos folclóricos durante o evento. Nas empresas, é preparado um momento, geralmente durante o meio dia, para que os funcionários possam vivenciar a cultura de outros países e regiões. Já nas escolas, é realizado todo um trabalho anterior ao evento, onde as crianças estudam a cultura dos grupos participantes e após recebem a visita dos grupos.

As Soberanas do Folclore Alemão
O Festival é internacional, mas quem representa o evento são as Soberanas do Folclore Alemão, já que elas são participantes dos grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis. Edineia Werner (rainha), Jovana Pauletti e Vanessa Jeniffer Zeni (princesas) fazem a divulgação do Município e do Festival Internacional de Folclore até 2013. A escolha aconteceu em um baile típico realizado em 18 de junho.