Gramado realiza seu 39º Festival de Cinema
Acontece de 5 a 13 de agosto, em Gramado, a 39° Festival de Cinema de Gramado. Desde sua primeira edição
Acontece de 5 a 13 de agosto, em Gramado, a 39° Festival de Cinema de Gramado. Desde sua primeira edição o evento sempre foi um grande incentivador do Cinema Brasileiro. Neste ano o Festival segue dedicando um espaço especial para que os diretores, produtores e atores possam debater o cenário e as perspectivas do audiovisual.
Para esta edição foram inscritos 180 filmes de longa-metragem: 105 longas brasileiros (dentre eles 11 produções gaúchas); 57 documentários, 48 de ficção e 75 longas estrangeiros. Já na categoria de curta-metragem nacional foram 323 filmes inscritos. A Mostra Gaúcha, coordenada pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e em conjunto com entidades de classe, recebeu 48 inscrições de curtas.
Foram selecionados para as mostras competitivas: sete longas brasileiros, sete longas estrangeiros, 16 curtas nacionais e 20 filmes para a Mostra Gaúcha.
O festival que acontece ininterruptamente desde sua primeira edição, em 1973, confirmou para abertura o filme O Palhaço dirigido por Selton Mello que estreia somente em 28 de outubro. Para os apreciadores do festival, um dos principais da América Latina, o segundo longa dirigido por Selton Mello chegará antes.
Durante os nove dias do Festival uma série de eventos terá o cinema como foco central. Entre eles está a Ação de Cinema em Gramado. Durante os dias 8 e 9 de agosto dois seminários, promovidos pela Fundação do Cinema do RS, irão colocar em pauta as questões políticas relacionadas ao audiovisual. Por fim um encontro de negócios irá reunir nomes importantes de países como a Itália, França, Argentina e Uruguai.
Outro evento que também integra a programação oficial do Festival de Cinema é está Diálogos de Cinema, que será realizado nos dias 10 e 11 de agosto. Os encontros serão coordenados por Ivo Czamanski.