Papa Francisco recebe farroupilhenses no Vaticano
A conferência foi com os participantes do I Congresso Internacional da Pastoral da Pessoa Idosa, no qual foi ressaltada a valorização à população de mais idade
No último dia de janeiro, o Papa Francisco recebeu, na Sala Régia do Palácio Apostólico, no Vaticano, participantes do I Congresso Internacional da Pastoral da Pessoa Idosa. Entre eles, o padre Darci Camatti, da paróquia Nova Vicenza e a integrante da Pastoral, Vânia Conceição Mognon de Bortoli.
A conferência iniciou uma reflexão sobre a presença substancial de avós dentro das paróquias e na sociedade, uma vez que a população idosa acabou invertendo a pirâmide demográfica e se tornando um traço marcante da sociedade neste século XXI.
“A vida é um dom e quando é longa, é um privilégio para si e para os outros”, disse Papa Francisco em seu discurso.
O religioso ainda pediu para que o Congresso não fosse uma iniciativa isolada, mas que fosse o início de um caminho de discernimento diante da presença de idosos nas famílias e na sociedade. “Deus tem um povo numeroso de avós em todas as partes do mundo. A geração de pais não tem a fé viva que os avós podem transmitir aos netos. Eles são o elo indispensável na educação de crianças e dos jovens na fé”, ressaltou.
Que os conselhos de valorização aos idosos se propaguem… pelo mundo todo.