Uma nova forma de vivenciar a religião
Padre Paulo Roque Gasparetto, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, lançou livro sobre a inclusão da religião na mídia
A informação está cada vez mais midiática. E na religião não é diferente. Pensando nisso, o doutor em comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, padre Paulo Roque Gasparetto, lançou o livro Midiatização da religião.
Com base em sua tese de doutorado, que foi homônima ao livro, Gasparetto destaca as novas formas de fazer religião. Tem comunidades religiosas criadas via internet. Com o avanço da tecnologia, há novas formas de vivenciar a vida, a fé, a política e também a religião, explica.
Segundo o Padre, todas as instituições estão sendo desafiadas pela técnica. Há 2000 anos, o que se sabia da igreja era pelo sermão do padre. Hoje em dia, existem diversas maneiras. Em um mundo onde o que acontece hoje, já não vale mais amanhã, a técnica é o ar que se respira, enfatiza.
Gasparetto concorda que a igreja tem que se atualizar com o mundo que está ai. A informação democratizou. Não sabemos onde vamos chegar. Estamos em um processo de mudança.
No século passado, o reconhecido filósofo Friedrich Nietszche, com seus livros e pensamentos, muito provocou a religião. Segundo Nietszche, a igreja existia para sentir culpa. A pessoa ia à igreja e pedia perdão, e assim a religião servia de refúgio. Padre Paulo disse que foi bom essas dúvidas e falas do filósofo em relação a religião. Ele era um questionador. Ele não atrapalhou a igreja, mas fez com que as pessoas pensassem mais sobre a religião.
O religioso conta que a editora que publicou seu livro ficou sabendo de sua tese de doutorado e se interessou em conhecê-la. Assim, ele trabalhou para que pudesse virar um livro. Fiz esse livro por que queria colaborar e ajudar na área da comunicação. E acredito que a pessoa tem que se questionar, buscar respostas. Depois que fiz o livro surgiram mais dúvidas do que eu tinha. Sempre surgem mais.
O livro do doutor em Comunicação e Padre Paulo Roque Gasparetto está à venda no salão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus pelo valor de R$ 20.