A importância de se exercitar
Segundo a monitora da academia do SESC Clarissa Rosa da Rocha, quem se exercita vive melhor
Dieverson Colombo
Praticar exercícios físicos é muito importante para a saúde. Mas para isso, deve ser feito de maneira correta, pois assim traz diversos benefícios.
Há dois tipos de exercício. O aeróbico e o anaeróbico. O aeróbico deve ser praticado para fortalecer o coração. São exercícios de longa duração, com baixa intensidade, como caminhar, andar de bicicleta. Já o anaeróbico é necessário para o fortalecimento dos músculos, que são a base do esqueleto e são exercícios de alta intensidade e curta duração. A importância destas práticas está nos benefícios. Problemas podem ser tratados com um bom reforço muscular. O bom condicionamento físico pode proporcionar uma capacidade cardiorrespiratória maior.
No inverno, o exercício traz os mesmos benefícios. Mas é preciso ter um cuidado especial. Os músculos precisam ser aquecidos, caso contrário, pode ocorrer uma distensão muscular, uma lesão, o que pode deixar a pessoa em repouso de duas semanas a um mês. A monitora da academia do Serviço Social do Comércio (SESC) de Farroupilha, Clarissa Rosa da Rocha, disse que este é um transtorno que pode ser evitado. Exercitar-se. Traz muitos benefícios. Mas pra funcionar, tem que ser contínuo e sistemático. Tem que manter uma regularidade, aponta Clarissa.
Ir na academia é uma ótima opção. Mas exercícios como caminhar e andar de bicicleta, por exemplo, podem ser feitos fora dela, pois o exercício é o mesmo. Deve se ter cuidados maiores, quando precisar usar a força. “Deve cuidar a intensidade, a freqüência cardíaca”, explica a monitora.
Algumas pessoas não gostam muito de se exercitar. Clarissa explica que é normal, e após um período considerado “crítico”, de cerca de três meses, começa quase a se tornar uma necessidade.
Mas o exercício por si só não é o suficiente. São necessários outros cuidados, como alimentação e controle do sono. “Precisamos ter o controle dos três. Uma pessoa com exercício físico vive melhor”, ressalta.
E para quem fica o dia inteiro na frente do computador segue a dica: cuide da altura da mesa e da cadeira onde senta, e não deixe de fazer exercícios.