Atuação do Biomédico na Biomedicina Estética
Objetivo é cuidar da saúde, bem-estar e beleza do paciente
Obter qualidade de vida envolve cuidar da saúde e também da autoestima. Sentir-se feliz com a própria aparência é um passo importante para o bem estar- físico e emocional. A biomedicina estética cuida da saúde, bem-estar e beleza do paciente, levando os melhores recursos da saúde relacionados ao seu amplo conhecimento para o tratamento e recuperação dos tecidos e do organismo como um todo.
O Biomédico é o profissional formado para exercer a Biomedicina; deve ter ampla e sólida formação básica generalista, com conhecimento profundo do organismo humano como um todo, sua organização e funcionamento nos diversos níveis e as interações com os demais seres vivos e com os meios ambiente e social, o que autoriza a atuar mesmo de forma parcial em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico, intelectual, com os primores éticos, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefícios da sociedade e do homem, vem atuando na saúde estética.
Para atuar como Biomédico Esteta, o profissional Biomédico necessita estar habilitado em Biomedicina Estética inscrito em seu respectivo Conselho Regional de Biomedicina (CRBM), para atuar dentro de sua habilitação ou especialidade, a qual deverá ser reconhecida pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). O Biomédico Esteta tem conhecimentos de anatomia, fisiologia, imunologia, biofísica, patologia e bioquímica relacionadas ao processo de envelhecimento cutâneo e disfunções estéticas corporais e faciais.
O objetivo principal dos biomédicos estetas é corrigir disfunções dermato-fisiológicas corporais e faciais, envelhecimento relacionado à derme, tecido adiposo e metabolismo.
A Biomedicina Estética é uma nova área na biomedicina aprovada pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) conforme resolução n° 197 de 21 de fevereiro de 2011. O objetivo principal da biomedicina estética na área da saúde estética é ajudar o país a enfrentar os inúmeros desafios no sentido de reestruturar o seu modelo de serviço de saúde de forma a prestar assistência adequada à sociedade, prestando assistência e orientando a população com disfunção dermato-fisiológica, mostrando/identificando as formas de correção e da prevenção com um cuidado humanizado àqueles com problemas existentes, reabilitando o indivíduo para a sua reintegração social, familiar e ao trabalho. Sob a comprovação científica dos métodos e técnicas utilizados, a Biomedicina Estética desenvolve e aplica os tratamentos para as disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico, relacionados à derme e seus anexos, tecido adiposo e metabolismo.
O Biomédico Esteta está apto a realizar anamnese detalhada, exame físico com o objetivo de identificar as disfunções dermato-fisiológicas e alterações nas conformações anatômicas, indicando e aplicando procedimentos da biomedicina estética, sendo estes procedimentos não invasivos e invasivos, porém não cirurgicos, que serão aplicados conforme as indicações e eventuais contra-indicações que poderão estar presentes. Pode realizar os seguintes procedimentos: Eletroterapia, Laserterapia, Luz Intensa Pulsada, Peelings Químicos e Mecânicos, Cosmetologia, Carboxiterapia, Intradermoterapia, Preenchimento semi-permanente e aplicação de toxina botulínica do Tipo A. Para a realização dos procedimentos listados, é de suma importância avaliar os hábitos de vida e alimentares dos pacientes, o estado psicoemocional, e juntamente, conhecer os equipamentos, para fazer a indicação correta.
Desta forma fica claro que o Biomédico tem a intenção de tratar as disfunções, não tendo a pretensão de tratar as patologias.