Deputada Fran Somensi confirma habilitação dos cinco novos leitos de UTI para o Hospital São Carlos

Depois de muito trabalho, pressão e  construção com governo do Estado e Governo Federal, foi confirmado no diário oficial a

Depois de muito trabalho, pressão e  construção com governo do Estado e Governo Federal, foi confirmado no diário oficial a habilitação  de mais 5 leitos de UTI para o Hospital São Carlos de Farroupilha. O valor do custeio desses leitos será de R$ 240 Mil mensais e será bancado pelo governo federal, inicialmente, por um período de 90 dias para fortalecer a cidade e região no período da pandemia. A habilitação foi confirmada pela portaria 1.502/ 2020 do diário oficial da União 

A deputada Fran Somensi defendeu a pauta junto ao governo do Estado e ao ministério da Saúde. “ Viemos desde abril trabalhando muito forte pela habilitação de novos leitos na Serra, e agora, de maio pra cá, mais fortemente pelo nosso Hospital São Carlos, pois sabíamos que a demanda seria urgente nesse período que passamos. Estamos muito felizes e orgulhosos, pois essa habilitação é  prova que somente o trabalho árduo e contínuo é que vai continuar nos trazendo bons resultados como este para a saúde da nossa população. Menos palavras jogadas ao vento, mais trabalho” desabafa a deputada. 

Francis afirma que o assunto era motivo de muita especulação em Farroupilha, e alguns políticos até chegaram a jogar na mídia que os leitos não sairiam mais. “ Enquanto muitos falavam, nós baixamos a cabeça e fomos trabalhar, pois tínhamos a certeza de que a habilitação seria concluída e nossa população não ficaria desamparada. Foram centenas  de ligações e vídeo conferências  nesses últimos dias tanto com o governo do Estado quanto com o ministério da saúde. No último dia 20 de maio já tínhamos a informação de que o processo já estava em andamento no ministério da saúde e que deveria sair em semanas, de lá para cá não paramos um dia se quer de pressionar” relata a deputada. 

A parlamentar também coordenou os trabalhos de um grupo de deputados e gestores de hospitais da Serra, promovendo uma reunião on line com todos os diretores  de hospitais, prefeitos e parlamentares da região no dia 07 de maio com o governador Eduardo Leite, secretária Arita e membros da secretaria de saúde, para pressionar o governo por mais leitos de UTI para a Serra. Além do São Carlos, foram habilitados também mais cinco leitos no Hospital Tachini de Bento e cinco no Hospital São Miguel Arcanjo de Gramado, o que melhora significativamente a condição de leitos de UTI na Serra.