Entenda um pouco mais sobre linfoma
Doença que cada vez mais aumenta número de casos, já afetou atual Presidente e
recentemente o ator Reynaldo Gianecchini. Farroupilhense Júlio Vilmes Filho luta pela cura
Dieverson Colombo
Nas últimas semanas, um assunto muito discutido é o linfoma que afetou o ator Reynaldo Gianecchini. Em 2009, a atual presidente Dilma Rousseff também contraiu a doença. Caso parecido é o do farroupilhense Júlio Vilmes Filho, de 31 anos. Um dia ele percebeu uma íngua na virilha e pensou que era um simples machucado. Mas quando viu na televisão sobre o linfoma, e que poderia ocorrer na virilha, resolveu procurar um médico, que lhe pediu alguns exames, onde foi constatado através de uma biopsia o linfoma.
O paciente tem o linfoma do manto, um tumor raro, do tipo Hodgkin. Ele parou de trabalhar e começou a fazer sessões de quimioterapia, ficou isolado no hospital por um tempo, mas não desanimou. “Eu chorei no primeiro dia, mas depois eu pensei em ir pra cima da doença pra tentar curar”, diz ele. Dentro de alguns dias, ele irá para Porto Alegre fazer uma terapia, onde ficará internado por 30 dias, e após fará acompanhamento médico por cinco anos.
Júlio acha a doença preocupante para quem não parar pra pensar que pode ter cura. “Eu já vi pessoas que se desesperam por que tem um linfoma”.
Ele procurou ajuda na Associação de Apoio as Pessoas com Câncer (AAPECAN), onde é concedido auxilio de medicamentos e cestas básicas. A associação sobrevive e apoia as pessoas com câncer, tudo gratuitamente, vivendo de doações espontâneas da comunidade. A entidade conta com 127 pacientes cadastrados e 82 pacientes ativos. A assistente social Anelize Durão faz visitas nas casas das pessoas nas quartas-feiras. Atualmente Farroupilha tem duas pessoas cadastradas na associação com Linfoma.
Júlio diz que pretende apoiar as pessoas com essa doença para elas não desistirem, pois apesar de ser grave, não é o fim do mundo.
Os linfomas são um grupo de doenças que se originam nas células do sistema linfático. Este sistema é constituído de órgãos e tecidos que produzem, armazenam e distribuem os glóbulos brancos do sangue que combatem a infecção e outras doenças. Fazem parte deste sistema a medula óssea, os linfonodos (gânglios ou ínguas) e os vasos linfáticos (vasos que carregam a linfa, como as veias carregam o sangue).
O Linfoma é o câncer que surge quando uma célula do sistema linfático normal se transforma em uma célula maligna, crescendo descontroladamente e disseminando-se pelo organismo. Esta doença se caracteriza, em geral, pelo aparecimento de ínguas que crescem mesmo quando não há infecção.