Equipe da UBS do Industrial passa a atender na UBS do América

Prédio desativado será utilizado para ações do contraturno escolar

Conforme anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta semana, a partir de segunda, dia 10 de abril, as atividades e a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Industrial (Rua Arthur Perotoni, 232) serão transferidas para a Unidade Básica de Saúde do Bairro América (Rua Raymundo Arrosi, 241). Esta unidade terá os atendimentos mantidos e ampliados, com um médico clínico geral a mais, além de toda a estrutura já existente. Assim, a UBS do Bairro América passa a ser a referência para os moradores dos dois bairros.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Rosane Inês da Rosa, a iniciativa se torna necessária para garantir maior segurança e qualidade aos atendimentos para a população daquela região, uma vez que a estrutura da UBS do Bairro Industrial não atende mais às normas da Vigilância Sanitária, por ser antiga e inadequada. O intuito é oferecer um atendimento de qualidade e com segurança, em uma estrutura adequada. Não estamos fechando o posto, mas sim transferindo a equipe para um local bem próximo, esclarece Rosane.
O prédio localizado no Bairro Industrial passará por reformas e adequação, conforme determina o Conselho Municipal de Educação, e abrigará, a partir do segundo semestre, um novo equipamento escolar para atender uma lista de espera de até 90 crianças de 05 a 11 anos no contraturno escolar. Este novo local irá se somar ao atual Centro Ocupacional Senador Teotônio Vilela, que já atende 240 crianças diariamente naquele bairro. O novo centro ocupacional oferecerá atividades educacionais, esportivas e de prevenção de saúde.
A decisão de transferência da UBS foi informada para lideranças e presidentes de associações dos bairros presentes em reunião, que contou com a presença de secretários municipais, realizada no dia 30 de março, no gabinete do Prefeito. Estiveram presentes o representante da União das Associações de Bairros, Celestino Henika, o presidente da Associação de Moradores do bairro América, Enio Agazzi, o presidente da Associação de Moradores do bairro Monte Pasqual, as secretárias de Saúde, Rosane Inês da Rosa, e de Educação, Elaine Giuliatto Feltrin, o diretor do Pró-Saúde, Márcio Gulden, o chefe de gabinete, José Adamoli, entre outros participantes. O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Industrial, Jorge Pereira dos Santos, confirmou presença, mas não compareceu à reunião.