Fórum da rede AD foi realizado
Na última quarta (26) ocorreu o Fórum da rede Álcool e Drogas (AD) de Farroupilha. O tema do fórum foi “Articulando redes e ampliando olhares no cuidado de pessoas que usam drogas”. A organização foi da Secretaria Municipal de Saúde
Uma das coordenadoras do fórum, a psicóloga Loiva Maria de Boni Santos, explica que o objetivo é chamar a comunidade para discutir e debater acerca dos diferentes olhares e possibilidades no cuidado de pessoas que usam drogas.
O Farroupilha: Porque participar?
Loiva: Porque participar é capacitar-se, é poder olhar além do que está colocado no discurso cotidiano, é conhecer mais de perto essa problemática e pensar juntos estratégias de enfrentamento do problema. Todos somos responsáveis pelo problema, pois ele afeta a todos, direta ou indiretamente.
O Farroupilha: Qual o foco abordado?
Loiva: Diferentes estratégias no cuidado de pessoas que usam drogas e a importância da articulação de uma rede inter setorial para o cuidado.
O Farroupilha: Qual a importância para a população participar?
Loiva: É pela necessidade de informação como forma de superar os preconceitos e criar estratégias de enfrentamento de forma unida, com responsabilidade de todos.
O Farroupilha: Qual a importância de se conscientizar em relação ao assunto?
Loiva: Somente através do conhecimento da problemática é que conseguimos pensar ações efetivas neste campo, por isso os profissionais de toda a rede intersetorial (educação, Saúde e Assistência Social), juntamente com familiares precisam cada vez mais se apropriar do problemas, pois somente com conhecimento e interação mútua conseguiremos vencer o problema.
A dependência Química é uma doença que se instala no núcleo familiar e, portanto, todos precisam de ajuda, por isso quanto mais se conhece sobre o assunto mais fácil fica de manejar o problema.