Hospital São Carlos inaugura nova UTI

Nova Unidade de Tratamento Intensivo contará com capacidade para 10 leitos

Na tarde da última segunda (21) foi inaugurada a nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital São Carlos. A nova unidade tem capacidade para 10 leitos. Na inauguração estiveram presentes o secretário estadual de Saúde Ciro Simoni, o prefeito Ademir Baretta, o deputado estadual Álvaro Boessio, o presidente do hospital, Milton de Souza, médicos, lideranças políticas e empresariais, funcionários da instituição e imprensa.

Para o prefeito Ademir Baretta, estar em segundo lugar no Estado entre os municípios mais desenvolvidos, segundo o índice Firjan, se deve muito à saúde pública. “Nós investimos permanentemente no ser humano. Algumas pessoas da comunidade nos cobram obras em infraestrutura, como asfalto, mas sempre dizemos que podem faltar nessas obras, mas não faltará saúde, educação, emprego e renda pra os farroupilhenses”, afirmou o prefeito.

O secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, esteve presente para prestigiar a inauguração. “É um momento muito importante para que a gente possa não só ampliar, mas melhorar as instalações. Consequentemente, a qualidade do atendimento vai melhorar aqui com as novas instalações da UTI do Hospital São Carlos”, disse Simoni.

O presidente do Hospital Beneficente São Carlos, Milton de Souza, lembrou que agora o hospital tem buscado melhoria contínua nas suas instalações. “Agora estamos com esse novo serviço. Com instalações muito melhores, adequadas que oferecem acomodação melhor para os usuários”.

A nova unidade tem 492 m², mais que o dobro da atual, e capacidade para 10 leitos.

UTI Neonatal aguarda credenciamento

A projeção da direção do Hospital é que o espaço da antiga UTI adulto dê lugar a UTI Neonatal. Segundo a administração municipal, a instalação depende apenas da aprovação do Governo do Estado. Sobre o assunto, o secretário Ciro Simoni comentou que a disponibilização do espaço é um avanço, mas ressaltou que há outros critérios a serem avaliados.”Esse espaço provavelmente vai ser qualificado, vai ter outras estruturas, equipamentos e também a parte profissional qualificada”, destacou. Segundo ele, os hospitais com UTI neonatal são caracterizados por serem referência em partos. “Estamos trabalhando com o São Carlos esta especialidade que é a UTI neonatal, a alta complexidade dos partos, para atender mais a região nos casos de partos mais complexos”. O secretário explicou ainda que existe a possibilidade de Farroupilha ter alta complexidade em traumatologia e ortopedia. Os serviços complementariam o que é oferecido por Caxias do Sul. “Eu vejo o São Carlos com todas as condições de ampliar seus atendimentos”, afirmou.