Novos gestores da Saúde
Na terça-feira dia 26, quando ocorreu a primeira prestação de contas da Associação Pró Saúde, a gestão que assumia a

Na terça-feira dia 26, quando ocorreu a primeira prestação de contas da Associação Pró Saúde, a gestão que assumia a entidade no momento, renunciou ao cargo que se estenderia até o final deste ano. João Silvestrin (PT) passou, então, a assumir a presidência da entidade no lugar de Hilário Antonio Lovatto.
Não é do meu feitio renunciar, mas avaliamos que isso seria melhor para a Associação e para o município, justifica Lovatto, destacando que o principal motivo foi em função da escolha de um novo modelo de governo municipal pela população. No entanto, ele reitera afirmando que não houve nenhum tipo de pressão política. Decidimos apenas evitar futuras discussões internas, afirma. Quanto ao trabalho desenvolvido até então, Hilário é seguro em confirmar um bom desempenho. Administramos com responsabilidade os recursos e não tivemos grandes reclamações, indica. O ex-presidente também administra a Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (Amafa) e diz que por isso, estava sendo difícil conciliar as atividades.
O atual presidente da Associação Pró Saúde, João Silvestrin, classifica como normal a renúncia devido à troca da administração pública. Eles estão no seu direito, avalia.
A escolha da nova gestão foi por meio de votação do Conselho Municipal Pró Saúde tendo como votantes sócios-fundadores, representantes de entidades, secretários da Saúde, Administração, Assistência Social e Cidadania e Finanças. O principal trabalho da entidade é cumprir as ações de saúde determinadas pela Secretaria Municipal da Saúde. Somos como um braço direito para esta secretaria, explica Silvestrin.
Como metas, o atual presidente destaca que pretende manter o trabalho bem feito, citando a gestão da Casa Lar Padre Oscar Bertholdo e campanhas de saúde como a da dengue. Já quanto aos desafios, ele diz preferir conhecer melhor as necessidades específicas da população, para depois, poder propor ações.
Assumiram junto com Silvestrin, o vice-presidente, Fernando Oscar Fanton, o 1º secretário, Isaias Girardi, a 2ª secretária, Siliane Ariotti, o 1º tesoureiro, Gilmar Paulus, e o 2º tesoureiro, Gelson Bregolin. Silvestrin não confirmou candidatura para a gestão seguinte, a ser definida em outubro deste ano.
A Associação Pró Saúde tem contrato de gestão com o município, mas sua administração é independente e não deve visar lucros.