Remédios para emagrecer. Até que ponto isso faz bem
Dietas, mitos, compras de remédios pela mídia. Saiba o que realmente ajuda na redução de peso
Dieverson Colombo
Ficar mais elegante, bonito, ficar bem para o verão. Emagrecer! Este é o pensamento da maioria das pessoas que se acham fora do peso ideal. Desses, cerca de 60% fazem dietas sem acompanhamento médico, o que pode ser muito perigoso para a saúde. A nutricionista Josuela Ramos Cousseau explica que este tipo de medicamento só deve ser usado em último caso, e jamais ingerido sem prescrição médica.
Dieta da lua, do vinagre, da sopa. Tomar chá verde. Mastigar mais os alimentos. Remédios. Vários são os mitos. Mas afinal, remédio para emagrecer faz efeito? Faz. Mas por um certo tempo. Quem é obeso, tem que avaliar todo um conjunto emocional. Segundo Josuela, o paciente acaba achando impossível emagrecer e já vai usando medicamentos. Para usar esses remédios, é preciso ir em um médico e um nutricionista. “Muitos pacientes reclamam que o médico não dá remédios”, explica.
Quando receitado, a sibutramina é o mais comum. Mas existe uma série de contra-indicações. Para usar esse remédio, o paciente tem que passar por uma avaliação médica, avaliar se tem problemas cardíacos. Esse remédio pode acelerar os batimentos.
“É difícil tentar uma reeducação alimentar e não ter resultado. As pessoas tomam remédio, se sentem seguras e não cuidam da alimentação. O remédio trata a dor, e não a prevenção”, enfatiza Josuela.
Há também as ofertas destacadas pela mídia. Os emagrecedores praticamente “milagrosos” como parecem. “Jamais se deve comprar remédio sem prescrição médica”, explica a nutricionista.
Alguns chás como carqueja, gengibre e folha de cenoura ajudam para o emagrecimento. Mas não basta somente o chá, e também não se pode abusar. Deve-se tomar em torno de duas xícaras por dia, após almoço e janta.
Vale ressaltar que a nutricionista não pode receitar remédios, apenas suplementos. “Esses suplementos servem para o aumento, manutenção e redução de peso”, conclui.
Veja alguns mitos que quem quer emagrecer já tentou ou tentará:
Dieta da sopa: Dieta semanal onde o principal alimento é uma sopa a base de repolho.
Promessa de emagrecimento: até 4 kg por semana.
Dieta da lua: A cada mudança de fase da Lua, a pessoa limita-se a se alimentar apenas de sucos, sopas e líquidos durante 24 horas.
Promessa de emagrecimento: quatro kg por mês.
Dieta do vinagre: duas colheres de sopa de vinagre de maçã por dia.
Promessa de emagrecimento: três a sete kg por semana.
Dieta do chá-verde: uma xícara de chá verde todos os dias.
Promessa: cinco quilos em 15 dias.