Um aniversário especial
Em 17 de fevereiro de 1934 nascia o Hospital São Carlos, fundado por 142 sócios. Em sua
trajetória, períodos bons e outros críticos. A instituição chega aos 84 anos mostrando todo o potencial que ainda carrega, como afirmam as palavras de quem conhece a situação bem de perto
Como você trataria um senhor de 84 anos, cuja existência marcou e ainda marca significativamente a vida de todas as pessoas que te cercam, algumas que você nem conhece?
Este mesmo senhor, hoje necessitado de cuidados, da atenção de todos, acolheu você em momentos de dor e de alegria, como no nascimento de membros da família. Ele sempre esteve por lá, pronto a servi-lo com o mais forte objetivo de sua existência: cooperar para que você estivesse e esteja bem, saudável. Você e as pessoas que ama.
Toca seu coração? Impossível não tocar. Este senhor que conhece a beira da morte, mas que ainda traz consigo a força de sua criação – e, portanto, todo o potencial para prolongar indeterminadamente sua presença – é o nosso Hospital Beneficente São Carlos, que está completando, neste final de semana, 84 anos.
Convidamos a presidente do Conselho de Administração, Elizabeth Laybauer, para falar da atual situação do Hospital. Confira as palavras de quem está na linha de frente na batalha pela instituição e que, assim como eu e você, seria incapaz de abandonar um ancião que tanto bem fez. Que tanto bem faz.
Somos um grupo de cidadãos Farroupilhenses decididos a manter o HBSC de portas abertas através da sua recuperação financeira, da qualificação de suas equipes e da ampliação de suas atividades e serviços.
Trabalhamos para que os farroupilhenses sintam orgulho e confiança no Hospital Beneficente São Carlos. Fazemos isso porque é preciso cuidar e valorizar as instituições que são necessárias e únicas. E o HBSC é uma delas!
Situação Atual
O HBSC está pronto para atender a população de nossa cidade e dos 11 Municípios referenciados para Farroupilha.
O nosso hospital está qualificado para atender a todos que necessitarem de atendimentos de Urgência e Emergência, 24 horas por dia. O trabalho feito no Pronto Socorro é de extrema importância, pois algumas ocorrências necessitam de atendimento médico imediato para aumentar as chances de salvamento dos pacientes.
Equipes especializadas realizam mais de 15 mil atendimentos por mês nas áreas de cirurgia geral, traumato-ortopedia, gineco-obstetrícia e clínica.
As salas de cirurgias e a qualificação dos profissionais que atuam nessa área podem absorver toda a demanda por cirurgias existente no nosso Município, pois o HBSC tem capacidade para realizar mais cirurgias por mês do que lhe é solicitado.
A UTI tem 10 leitos e o índice de infecção é menor do que o aceito pela Organização Mundial da Saúde – OMS.
A equipe da UTI é chefiada pelo Dr. Fernando Dias, que também é o Responsável Técnico nas três UTIs do Hospital Pompeia de Caxias do sul.
Tanto os pacientes dos Planos de Saúde, quanto os particulares e os do SUS (que são 60% da população), podem ter certeza que estamos continuamente buscando atendê-los da melhor forma possível.
Objetivos para 2018
– Equilíbrio financeiro
– Retomada e ampliação de serviços.
Elizabeth Laybauer, Presidente do Conselho de
Administração do Hospital Beneficente São Carlos
Do Sanatório ao São Carlos – 84 anos de vida
Ainda podemos comemorar mais um aniversário da nossa casa de saúde ao completar mais um ano de sua fundação. O resgate de nossa história hospitalar é uma missão essencial, pois muito nos orgulhou e que em outras épocas foi sinônimo de engrandecimento para nosso município e região, no qual, com GRANDE SACRIFÍCIO que tiveram muitos farroupilhenses, bem como, aqueles que também se uniram para construir os pilares do templo que cuidava da saúde.
Mas, a contar do ano de 1933, até o início do ano de 1934, um movimento se formou com o firme propósito da construção de uma casa de saúde, com a adesão de 142 pessoas, onde buscaram um meio de constituir uma sociedade, do tipo Sociedade Civil por Quotas de Responsabilidade Limitada, nos ditames do Decreto n.º 3.078, de 10 de janeiro de 1919, afim de possibilitar a construção de um hospital. Assim, a entidade foi constituída em 17 de fevereiro de 1934, denominada SANATÓRIO NOVA VICENZA LTDA., no qual, segundo os Estatutos, sua finalidade principal era para a instalação de um hospital com modernas condições técnicas e higiênicas… e terá por fim o tratamento e assistência de doentes de ambos os sexos em geral… (art. 3.º do Estatuto Social).
Mas o tempo passou e a situação por vezes tornou-se ainda mais difícil. O Hospital também se assemelha a uma empresa, por vezes avança e por outro período regride ao ponto de se endividar comprometendo todo ou em parte o patrimônio conquistado ao longo do tempo.
Destaco que alguns corajosos, na administração hospitalar, em bons tempos, construíram um patrimônio invejável para a casa de saúde. Não faltou dedicação dos demais. As oportunidades na área de saúde são muito raras, como na maioria dos demais hospitais, especialmente aqueles que atendem pelo Sistema Único de Saúde – SUS, que penam para manter os atendimentos aos seus usuários, como é também, a nossa casa de saúde.
Em outros tempos o importante era construir um hospital. Hoje, o mais importante é mantê-lo. A situação complexa deixa lacuna na forma de administrar a prestação de serviços. O convênio firmado com o SUS obriga as partes a cumprirem a suas avenças, mantendo obrigações cada vez mais complexas para os prestadores e menos para os órgãos pagadores.
Mais recentemente, houve uma alteração no estatuto social, porém, permanecendo a estrutura no comando das entidades sociais, através do Conselho de Administração e sua execução através de uma (01) superintendência com participação dos demais associados do HBSC.
Verifica-se que os 84 anos de vida do hospital, onde passamos por grandes realizações e também, por grandes dificuldades, ainda podemos nos orgulhar de possuirmos uma CASA DE SAÚDE, capaz de abrigar nossos pacientes e prestar um bom serviço. A sua inexistência, em certos casos, poderá ser irreversível, porque o bem maior é a VIDA.