Vereador se manifesta sobre caso do aterro sanitário

Nesta semana, o Vereador Márcio Guilden, do PT, se manifestou sobre a situação das irregularidades encontradas no aterro sanitário de

Nesta semana, o Vereador Márcio Guilden, do PT, se manifestou sobre a situação das irregularidades encontradas no aterro sanitário de Farroupilha, na quinta-feira passada, dia 11, quando duas pessoas foram presas temporariamente, sendo soltas mediante o pagamento de fiança.

Ao falar sobre o assunto, Márcio não escondeu sua indignação com o caso. “A questão do lixo tem sido um tema recorrente de discussão na comunidade e na Câmara de Vereadores, porém, apenas teve notoriedade na última semana”, disse o petista.

Segundo o vereador, a comunidade não pode aceitar que atualmente a maior parte do lixo seletivo e seco tenha o mesmo destino que o lixo orgânico, pois isto, na verdade, é o que vem encurtando a vida útil do aterro sanitário. “O município investe, conforme orçamento de 2011, 6,6 milhões de reais para a manutenção dos serviços de limpeza pública (recolhimento e tratamento do lixo), e 5,9 milhões para o Hospital São Carlos, o que torna evidente o descompasso”, explica Márcio.

Ele também comentou sobre a condenação judicial contra a empresa responsável pelo lixo na cidade, e a responsabilidade do poder público em casos deste tipo. “Recentemente, uma condenação judicial proferida pela Comarca de Farroupilha constatou vício na atual licitação entre o município e a empresa responsável pelo lixo. Não bastasse tudo isso, o Prefeito Municipal Ademir Baretta procura isentar a responsabilidade da municipalidade mesmo sendo a detentora da área onde situa-se o aterro sanitário”, destaca.

Em virtude disso, o petista requereu o envio pelo Ministério Público do inquérito instalado para que a Câmara de Vereadores possa acompanhar e colaborar com a tramitação do procedimento e cobrar do município, através da atual administração, que a empresa de forma imediata providencie a instalação de uma estação de tratamento junto ao aterro sanitário