Box oficial Crossfit Farroupilha ganha mais espaço

Gustavo Callegari, coach licenciado pela marca Crossfit, apresenta seu novo box com 470 m², na Júlio de Castilhos

Especial: Claudia Iembo

Em meados de 2014, o Jornal O Farroupilha conversou com Gustavo Callegari, o professor de Educação Física, proprietário da academia X Gym, que foi um dos pioneiros a trazer para a cidade o Crossfit, um treinamento funcional de alta intensidade constantemente variado, repleto de desafios propostos a quem o realiza. Passado o tempo, a modalidade ganhou espaço, assim como a empresa de Callegari, ou Guga, como é conhecido.

Quem quiser conhecer os benefícios do Crossfit pelos ensinamentos de quem se especializou com certificação internacional, como é o caso de Guga, o único lugar oficial de Farroupilha – isto é, aquele licenciado da marca e que, portanto, possui permissão para sua utilização – está localizado na Júlio de Castilhos, 490. Um box com 470 m², o maior da serra gaúcha, segundo seu idealizador.

O coach de Crossfit, como é chamado o treinador Guga Callegari, é praticante da modalidade há três anos e seis meses, o que lhe dá propriedade para estudar e definir o Work Of Day (WOD), ou desafio do dia, que é transmitido aos alunos. O Crossfit te prepara com eficiência para os movimentos da vida diária, independente da idade e do condicionamento físico, porque há adaptações conforme o limite de cada pessoa, explica.

Desafios superados, novos desafios propostos. Sem rotina, sem repetição e sem aparelhos eletrônicos, já que é usado o próprio corpo para impulsionar os movimentos dos exercícios. O corpo responde ao correto estímulo e o resultado aparece na mudança física. Sair da zona de conforto sempre gera resultados, acrescenta Guga.
O coach ainda esclarece que os benefícios gerados pelo Crossfit vão muito além da estética (resultado consequente da prática). O agradecimento das pessoas que superam seus obstáculos, ou seja, daquelas que conseguem realizar atividades que antes não conseguiam, é muito gratificante.

Para chegar a este ponto é preciso ter a segurança de realizar a modalidade de forma responsável, pelas mãos de um profissional qualificado, que leva a sério os fundamentos do treino. Guga paga um valor anual para utilizar a marca e ter o respaldo internacional. Somos um box oficial, mas infelizmente o Brasil é o país que mais tem espaços que oferecem treinamentos tipo Crossfit, o que é um risco para quem pratica, alerta o coach, que no final do ano vai competir na categoria máster, em Porto Alegre.

Contatos estreitos

Os 80 alunos do box de Guga ainda experimentam outra característica típica do Crossfit: a proximidade entre eles, já que treinam em grupos, nos quais todos se conhecem e se estimulam para a realização dos desafios. Há conversa, há ajuda um com o outro, há união. No final, todos fecham a mão e se cumprimentam com um soquinho para agradecer a parceria do treino. É uma comunidade, por isso os contatos são estreitos, enfatiza Guga, ainda mencionando o espaço para a confraternização entre os alunos dentro do box.

Aberto há pouco mais de duas semanas, o endereço está quase todo completo e os treinos acontecem diariamente, às 8h, 12h, 18h, 19h e 20h. Há as opções de planos para duas, três vezes por semana ou livre.

O esporte que trabalha corpo e mente e faz com que a pessoa se torne capaz de proezas físicas que vão além da força e da resistência é o que mais cresce no mundo. Três anos atrás, Guga afirmou que não tinha dúvidas de que o Crossfit também cresceria no Brasil. Ele estava certo. Seu novo box oficial é uma das provas disso.