Coluna Social 22/05/2020
Leia já a coluna Social do dia 22/05/2020
Parabéns
Nesta sexta-feira, dia 22, Tatiana Lovato, o advogado Rodrigo Valentini, Ana Maria Cerioli Gasperin, Édera Canale e Gerson Corbellini recebem os cumprimentos em razão da passagem da data querida.
Alexandre Campeol, o simpático pediatra Carlos Rockenbach, Carlos Zucolotto e Letícia Barea trocam de idade no dia 23.
Dia 24 é dia de parabenizar Rodrigo Lovatto, Fabiana Morari, a querida e engajada Gicele Angst e Isabel Cristina Rossi.
Everton da Silveira, Danilo Bet, Reni Antônio Marmentini, Gilmar Lucchese, Josiane Hilgert, Letícia Frá e Roberta Meneghel brindam, em família, os novos dígitos de sua idade.
Dia 26, Cordeiro Zangalli, Jean Comin, Jordana Paniz, Leonice Perin, Luana Schizzi, Mayara Caroline Antunes e Pâmela Zamboni são os aniversariantes.
Elton Oliveira e Flávia Flores serão alvo de cumprimentos no dia 27.
Dia 28 é dia de abraçar virtualmente Daiane Paese, a empresária Ieda Dani Dossin, da Drops de Menta, Julio Cesar Dotta, Diana Carolina Rostirolla e Lucca Rossi.
Felicidades a todos, muitos anos de vida, muita paz e que seus dias, daqui pra frente, sejam especiais.
Saúde emocional das crianças
Momentos como o que estamos vivendo, em que as rotinas foram alteradas e os pequenos estão privados de muitas atividades que faziam, podem mobilizar variados sentimentos. A presença de um adulto empático e atencioso auxilia na superação das dificuldades, promovendo sentimento de segurança nas crianças. Confira algumas dicas que podem contribuir para a saúde emocional das crianças:
* Filtre as informações antes de transmití-las às crianças. Limite a exposição delas às notícias e conversas entre adultos sobre a pandemia.
* Esteja disponível para conversar e responder as perguntas que surgirem, adaptando o conteúdo e a linguagem à idade da criança.
* Estabeleça uma rotina para proporcionar às crianças uma sensação de segurança e previsibilidade. Convide a criança a participar da organização das atividades que compõem o seu dia. É importante oferecer opções seguras, como jogos, arte, música, conciliando-as com as propostas encaminhadas pela escola.
* Distanciamento social não deve significar isolamento social, então, aproveitem o tempo com qualidade para estar com as pessoas importantes em suas vidas, sempre com cuidados e responsabilidades, pois a conexão social melhora as chances de as crianças desenvolverem resiliência às adversidades. As crianças podem, ainda, escrever cartas, participar de chats online com familiares e amigos, entre outras propostas de interação.
* Aproveite os dias de sol para ir até o pátio de sua casa pegar um sol ou a um local mais vazio. Estar em contato com a natureza revigora, dá energia, é saudável. Lembre-se que a saúde é o principal, tanto emocional quanto física, portanto, mantenha os cuidados recomendados pela Organização Mundial de Saúde.
* Estabeleça limites quando necessário, oportunizando à criança falar sobre suas emoções diante das situações cotidianas.
Tudo vai ficar bem!