Conhecimento direto da fonte

Mais uma edição do bem-sucedido Talk Show Um Olhar no Futuro foi realizada, pelo Sindilojas e Sindigêneros,
na noite de 26 de julho, em comemoração ao Dia do Comerciante. Empresários de forte expressão
no cenário nacional dividiram suas opiniões e experiências.

Profissionais de excelência
Como disse Daniel Scola na abertura do evento, os participantes estavam diante da melhor nominata de convidados. Um pouco sobre cada um deles.
Clovis Tramontina, Presidente do Conselho de Administração da Tramontina, Nilva Bellenzier, diretora e fundadora da Bellenzier Pneus, Gilmar José Borscheid, sócio-proprietário da Girando Sol, Paulo Antonio Pedó Filho, diretor geral da operação Melissa/ Grendene debateram questões sobre negócios, futuro, política em um encontro mediado novamente pelo Editor Chefe da Rádio Gaúcha Daniel Scola.
O auditório do Sindilojas ficou repleto em uma noite de chuva e com dois jogos de futebol importantes acontecendo no Estado, fatores que não impediram a presença maciça do público. Muita gente ficou de fora, pois houve lista de espera para a aquisição dos ingressos, trocados por alimentos destinados ao Hospital São Carlos.
A degustação da noite começou com um café especial oferecido aos participantes, seguido pela sabedoria dos painelistas convidados, que responderam questões anunciadas pelo jornalista, questões pontuais direcionadas especificamente a cada um e também questões da plateia.
Estratégias adotadas em seus respectivos negócios, opiniões, sugestões e muitas vivências compartilhadas em uma oportunidade especial para adquirir mais conhecimento.
Beber direto da fonte tem um sabor inigualável! 

Nilva Bellenzier
Antes de ser diretora e fundadora da Bellenzier Pneus, Nilva era professora de Matemática. Mãe de uma criança especial, que faleceu aos 15 anos de idade, ela precisava de dinheiro para o tratamento da filha e foi em uma conversa de um almoço de domingo, com a família italiana reunida, que comentou com o pai, dono de posto de gasolina, sobre a ideia de empreender.
Ela e o irmão lançaram-se no ramo de pneus, fundando a Bellenzier Pneus, há 25 anos, em Frederico Westphalen. Hoje a empresa está em 17 regiões do nosso estado.

Paulo Antonio Pedó Filho 
O farroupilhense, cuja família é de comerciantes, estudou Publicidade e Propaganda em Porto Alegre e o envio de umas perguntas a um executivo da Grendene foi o passe de entrada para a empresa da qual tornou-se diretor geral da operação Melissa/ Grendene.
Ele foi um dos responsáveis pelo reposicionamento da Melissa, colocando a marca nas boutiques do país e nas cidades mais influenciadoras do mundo.

Gilmar José Borscheid
Natural de Arroio do Meio, o sócio-proprietário da Girando Sol adquiriu experiência profissional dentro da indústria do calçado, onde passou por todos os setores.
 Alimentando o desejo de ter o próprio negócio, um dia ele estava na casa da mãe e a viu preparando o amaciante no fogão à lenha. A cena desencadeou a curiosidade, que o levou a criar a marca que possui 12 famílias de produtos, sendo 10 delas listadas como as mais vendidas no sul do Brasil. 

Clovis Tramontina
 Presidente do Conselho de Administração da Tramontina dispensa grandes apresentações. O empresário foi o responsável pelo tom bem-humorado nos comentários do evento e os iniciou relembrando os ensinamentos do pai Ivo e o sócio sobre a importância de uma empresa buscar um crescimento orgânico, passo-a-passo, o que a Tramontina faz há 107 anos, com seus 8.500 profissionais.
 
Medidas necessárias para o crescimento do país 
É preciso oportunizar a força política das eleições nos primeiros 60 dias. Com esta Constituição que temos é impossível governar o país. Eu eliminaria também a reeleição, para evitar a corrupção, e a estabilidade nos setores públicos. Precisamos de uma reforma política profunda, com privatizações e em outubro podemos eleger gente boa, pessoas que pensem no Brasil.
Clovis Tramontina

Precisamos ter um governo que ajude o Brasil a destravar as amarras para que se possa empreender mais. Precisamos também de educação, pois não atingimos o patamar mínimo de educação. Continuamos enaltecendo o malandro e o empreendedorismo é a única forma de crescer.
Paulo Antonio Pedó Filho

Como povo precisamos entender que o governador sozinho não vai fazer nada, ele tem que ter a maioria ao lado dele. Nós temos que estudar mais sobre isso e a aprender a votar, sem haver aceitação de propinas, ou seja lá o que for. Precisamos parar de culpar os políticos porque somos nos que os colocamos lá. Precisamos de uma cultura mais aprimorada para votar.
Gilmar José Borscheid

A opinião do Sindilojas e do Sindigêneros sobre o Talk Show 
O evento realizado pelo Sindilojas em parceria com o Sindigêneros, no último dia 26 de julho em homenagem ao dia do comerciante foi um sucesso absoluto de público, de ensinamento, de participação com perguntas aos painelistas, enfim, foi uma aula para todos nós presentes.
Quem tem hoje uma micro ou pequena empresa visualizou tranquilamente que um dia poderá ser bem maior, mas será necessário um bom planejamento, muitas horas de serviço a mais do que o simples horário da empresa, e saber dar um passo de cada vez.
A mensagem de otimismo deixada pelos empresários foi e é muito importante porque apesar da crise que o Brasil está sofrendo, temos um país cheio de riquezas e que pode se desenvolver muito ainda, ou seja, o Brasil é um país de oportunidades.
Sérgio Rossi, presidente do Sindilojas

O evento foi um momento de troca de experiências, onde nós, como comerciantes, podemos repensar nossas atitudes e melhorar nossas estratégias de vendas e nos aproximarmos da realidade dos nossos clientes. 
Podemos afirmar que todos saíram dessa noite com uma energia diferente para enfrentar os desafios que o momento econômico exige.
Tivemos a honra de contar com grandes empresários, que dividiram um pouco de suas vivências e como consolidaram suas marcas no mercado, e que apesar da crise podemos fazer a diferença em nossos estabelecimentos
Eduardo Fanton, presidente do Sindigêneros