Descendentes de Luigi Verona e Anna Maria Signore realizam o seu quinto encontro da família em Ilópolis

Texto de Luiz Antonio Colussi

Por volta de 1989, a sra. Niceta Maria Beckeer Verona, casada com um dos bisnetos de Luigi Verona e Anna Maria Signore, queria dispor da dupla cidadania, italiana e brasileira e para tanto foi à procura das raízes que pudesse lhe dar o sonho desejado. Passou a pesquisar nos arquivos históricos e cartórios da região descobrindo a origem dos antepassados: Luigi Verona e Anna Maria Signore. Ele nascido em 05.09.1840, em Creazzo e ela nascida em 10.10.1844, em Sovizzo, ambos na Província de Vicenza – Itália, casaram em 05.02.1863, na Parrochia de Santa Maria Annunziatta – Sovizzo Cole – Província de Vicenza – Itália (a Igreja ainda está lá, bem conservada). Os mesmos viviam na condição de mezzadros, (colonos que dividiam as terras com os proprietários, meeiros), não tinham perspectiva de melhoria nas suas vidas e nem para os seus descendentes. Tiveram 6 (seis) filhos na Itália, Rosa, Victório, Pietro Anselmo, Ângelo, Ângela e Maria Luigia. Emigraram para o Brasil, sendo assentados em 10.09.1878, no Lote rural de nº 148 – Ala Sul, com 242.000 m² – Linha Jansen – (no interior da Colônia de Dona Isabel, na época pertencente a Bento Gonçalves). Porém com a emancipação de Farroupilha, esta localidade passou a denominar-se de Capela de Nossa Senhora de Monte Bérico – Linha Jansen – 2º Distrito – Farroupilha – RS. No início eram proprietários provisórios, em função da dívida com empréstimos em dinheiro e ferramentas, para desmatamento, construção de casa e a subsistência inicial. Essa conta foi quitada em 30.08.1897. Em Farroupilha tiveram mais 6 (seis) filhos: Maria, Francisco Keko, Luiza, José, Flamínia e Guerino. A descendência é composta de grandes empresários; profissionais liberais da maior qualificação nas suas áreas de atuação; vereadores, prefeitos, deputados, promotores, juízes, desembargadores, etc., que colaboraram e colaboram de forma decisiva para o engrandecimento da nossa Pátria, que carinhosamente convencionamos em chamá-lo de Brasil. Deixaram um enorme legado para os seus descendentes/empreendedores, bem com para vizinhos e amigos, que souberam garimpar os seus legados.

Já foram realizados 5 (cinco) encontros: O Iº na Capela de Nossa Senhora de Monte Bérico (local do assentamento); O IIº em Caxias do Sul – RS.; O IIIº em Água Doce – SC.; o IVº em Videira – SC.; O Vº em Dionísio Cerqueira – SC., e agora em 10 e 11 de Outubro próximo, o VIº em Ilópolis – RS.

Para o VI encontro em Ilópolis – RS, havia um firme propósito de apresentar um Livro para os descendentes de Luigi Verona e Anna Maria Signore, para comemorar os 140 (cento e quarenta) anos da imigração italiana no RS. Porém as expectativas não se concretizaram por algo que não estava e não está ao meu alcance o que pode ser diferente logo ali adiante.