Do nativismo ao tango

João de Almeida Neto apresenta em Farroupilha a elegância da música portenha

Músico reconhecido pelo folclore gaúcho, João de Almeida Neto virá a Farroupilha neste domingo apresentar a elegância do tango, um dos gêneros musicais mais clássicos da América Latina. O show – João de Almeida Neto de todos os tangos – faz parte do projeto Sesc Música, que percorre o estado com artistas consagrados. João de Almeida Neto inicia sua turnê pelo projeto em Farroupilha, onde se apresentará no Boteco do Chá, às 20h do dia 26.

Com seu grupo de três músicos – Artur Bonilla ao violão, Samuel Costa ao acordeon e Douglas Mendes no violino – está é a primeira vez que Neto se apresenta no município e promete um show descontraído, com apresentação de conhecidos tangos e disponibilidade de pedidos musicais. Quero fazer uma noite de confraternização com os amigos de Farroupilha e região, conta o músico. Além do tango, o artista gaudério canta músicas gaúchas onde é consagrado pela voz forte e estilo singular.

Mas Neto não é só cantor, é também compositor e advogado. Natural de Uruguaiana, 56 anos, descobriu desde a adolescência seu fascínio pela música, logo se inserindo no movimento nativista.

Já gravou oito CD’s e um DVD e teve dezenas de participações em coletâneas. É considerado um dos artistas mais premiados em festivais nativistas. Segundo ele, é fundamental manter viva a tradição de nossa cultura. Somos aquilo que construímos em nós e ao nosso entorno. Nós gaúchos, e o povo serrano notadamente, somos pessoas de auto estima e que sabem se valorizar. Por isso, somos seguros e conscientes de nossos valores culturais e é isso que nos faz fortes e trabalhadores, diz ele.