Escolas engajadas na educação ambiental

Pelas Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – Com Vida – a conscientização e a responsabilidade com o meio ambiente se propagam

Sustentabilidade é uma das palavras mais usadas nestes tempos em que as ações do homem provocam um grande impacto na natureza. De forma resumida e bem fácil de entender, ela é a capacidade de manter-se. Quando utilizamos os recursos naturais de maneira sustentável, por exemplo, eles conseguem manter-se por anos. É a forma mais responsável de mostrar cuidado com a nossa geração e com as futuras.

Em Farroupilha, a educação ambiental, uma ferramenta do desenvolvimento sustentável, é trabalhada dentro das escolas, que formam suas Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – Com Vida – nas quais os alunos são os principais articuladores. 

O principal papel da Com-vida é realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, contribuindo para um cotidiano mais participativo, democrático, animado e saudável.

A proposta de criação desta comissão surgiu na Primeira Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Educação, em 2003, quando os estudantes envolvidos propuseram a criação de conselhos jovens de meio ambiente nas escolas do país.

Por aqui, a Escola Municipal Ilza Molina Martins possui a sua Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida e também outra ação sustentável chamada Plástico do Bem. Quem explica é o diretor Mauro rangel da Silva: “Com Vida mantém uma horta em atividade na escola, além de orientações sobre os descartes corretos, produção de blocos com folhas de papel já utilizadas e outras ações de cuidados com o ambiente escolar. O projeto Plástico do Bem envolve alunos e famílias, que encaminham o seu lixo “plástico”, para que seja enviado para uma empresa recicladora em Caxias do Sul, trazendo benefícios não só quanto à conscientização ecológica, mas também quanto ao retorno em recursos financeiros para a escola”.

Segundo ele, as duas ações remetem à preocupação com o meio ambiente e envolvem a comunidade escolar, “agregando o sentimento de pertencimento dos alunos e o entendimento que não existe o jogar fora, já que a nossa casa é o planeta”. 
“Os alunos vivenciam na prática, com debates sobre questões pertinentes aos problemas ambientais da escola, buscando soluções sustentáveis para os pontos elencados. O grupo constrói uma forma de contribuir com a manutenção dos recursos, redução de resíduos e o cuidado com o meio ambiente”, complementa.

Finalizando o tema desta vez, uma frase impactante de Herbert de Souza, sociólogo e ativista dos direitos humanos. “Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida”.