Farroupilha Bem Gaúcha divulga programação cultural
Evento vai reviver a Califórnia da Canção Nativa e homenagear o gaiteiro Luiz Carlos Borges. Abertura ocorre dia 8 de setembro, com a chegada da chama crioula às 18h30min

Com 13 dias de festejos, de 8 a 20 de setembro, a 5ª edição do Farroupilha Bem Gaúcha, no Largo Carlos Fetter, terá uma programação vasta com diversas atrações culturais, muita música tradicionalista, nativista e gauchesca, jogos campeiros, cinema, palestras, encontro de gaiteiros e o grande concurso estudantil. A programação, diariamente, incia logo de manhã e se estende até a noite, com intervalos sempre ao meio dia.
Este ano, Revivendo a Califórnia da Canção Nativa os Festejos Farroupilhas enaltecerão a retomada do principal festival musical do Rio Grande do Sul. Realizado em Uruguaiana desde 1971, depois de algumas interrupções, a Califórnia volta em dezembro.
O artista homenageado em 2017 em Farroupilha será o músico, cantor, compositor e acordeonista Luiz Carlos Borges. Com 64 anos de idade e quase 60 de carreira musical, ele está entre as grandes atrações do Farroupilha Bem Gaúcha. Nascido em Santo Ângelo e criado pelas regiões da Fronteira e Missões, Borges começou na música com sete anos de idade e tem mais de 30 discos gravados, sendo destaque na 9ª Califórnia, em 1979, quando interpretou a canção Tropa de Osso, grande sucesso de sua autoria, conquistando a melhor posição na linha Manifestação Rio-grandense.
As comemorações do mês de setembro em Farroupilha ocorrem há cinco anos e buscam enaltecer a cultura gaúcha dando espaço para os tradicionalistas festejarem a Semana Farroupilha e o dia 20 de setembro, começo da revolução e considerado o Dia do Gaúcho. O Farroupilha Bem Gaúcha também busca resgatar e manter viva a cultura do Rio Grande do Sul, por meio do concurso artístico em modalidades como dança, canto, poesia e música.
Financiado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do governo do Estado, Pro Cultura-RS e pela lei Rouanet, o Farroupilha Bem Gaúcha é um evento sustentável que não despende recursos públicos municipais para a sua realização.
Promovido pela Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e realizado pelo Produtor Cultural AM9 Produções, o evento conta com o patrocínio de Grendene, Sulgás, Lojas Colombo, Tecnova, Freuden Bier, Saindo a Cavalo, Vento Negro, Reginatto Bebidas e apoio de Ferragem Debiasi, Entidades Tradicionalistas, Ecofar, Sesi Farroupilha, Fecomércio RS | SESC, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Unopar e Amiga Informática.
A programação
A solenidade de abertura será no dia 8 de setembro, com a chegada da chama crioula ao acampamento. A centelha do fogo simbólico será trazida pelos cavalarianos às 18h30min. Na sequência, Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto (19h30min), seguidos pelo Grupo Bolicho, às 21h, completam a programação do primeiro dia.
Abrindo o primeiro final de semana, no sábado, dia 9 de setembro, às 14h, Rogério Bastos faz palestra sobre a Califórnia da Canção Nativa, destacando a importância do evento para o estado. Na sequência, os shows prosseguem com Leandro Ávila e Grupo Entre Céus e Bastos (16h), Mano Lima (19h30min), e encerram com Grupo Herdeiros do Pampa, às 21h30min.
No domingo, dia 10, ocorre um grande encontro de gaiteiros. Dezenas de instrumentistas da cidade e da região são esperados às 15h para fazer um belo gaitaço. Já às 18h, Adriana de Los Santos encaminhará o fechamento do primeiro final de semana, seguida pela apresentação do Grupo Estradeiro (20h30min).
A festança segue durante toda a semana, com muitas atrações. Na segunda-feira, dia 11, logo cedo, a gurizada dá início ao concurso artístico apresentando a modalidade Instrumental. As apresentações seguem até ao meio dia e serão retomadas à tarde. No início da noite, às 18h, a Câmara de Vereadores realiza Sessão Solene com entrega da Medalha Mérito Farroupilha para cinco tradicionalistas do município. Idair Arrosi, Marines dos Santos Pereira, Maurício Flach, Valmir Barbosa e Veneide Giubel receberão a distinção. Os agraciados foram indicados pelos CTG’s Rancho de Gaudérios, Aldeia Farroupilha, Piquete Querência Farroupilha, Chilenas de Prata e Ronda Charrua, respectivamente. A noite encerra com o Grupo Herança Fandangueira, a partir das 20h.
A segunda etapa do concurso artístico Farroupilha Bem Gaúcha ocorre a partir das 8h da terça-feira, dia 12, com a modalidade de Declamação. Às 10h, Pedro Júnior Lemos da Fontoura palestra sobre o Linguajar Gauchesco em Prosa e Verso. A noite inicia com o Festival Gaúcho de Cinema, às 18h, com filmes sobre a cultura do Rio Grande do Sul. A animação fica por conta do Duo de Viola e Acordeon (19h30min) e grupo Sistema Antigo a partir das 21h30min.
As crianças e adolescentes das escolas de Farroupilha vão soltar a voz na terça-feira, dia 13, quando iniciam as apresentações do concurso artístico na modalidade Intérprete Vocal. No final da tarde, mais uma exibição do Festival Gaúcho de Cinema, às 18h, e apresentações com Vicente Brandolt e Grupo Sangue Gaudério.
Na quinta-feira, dia 14, o concurso artístico abre pela manhã com a Chula e Danças Tradicionais. Na parte da tarde, mais festival de cinema seguido pelo show de Gaúcho da Fronteira, às 19h30min. O dia encerra com Alexandre de Battisti e Grupo Paiol.
Abrindo o segundo final de semana dos Festejos Farroupilhas, a premiação do Concurso Artístico Farroupilha Bem Gaúcha ocorre na tarde da sexta-feira, dia 15, às 14h. Porém, pela manhã, Pedro Júnior Lemos da Fontoura apresenta novamente a palestra Linguajar Gauchesco em Prosa e Verso (10h). Durante a noite, sobem ao palco o violonista Marcello Caminha a partir das 20h, e o grupo Gurizada da Serra, às 21h30min.
No sábado, dia 16, às 10h, têm início os Jogos Campeiros, com a disputa de bochas. À tarde, os jogadores de truco participam do torneio a partir das 14h. No mesmo horário terá o baile da terceira idade, com o grupo Os Seresteiros. No final da tarde, às 17h, Jeverson Carello e Grupo Identidade se apresentam, antecipando o Baile Oficial do Farroupilha Bem Gaúcha, com Luiz Cláudio e Baita Baile, a partir das 20h30min.
Às 10h do domingo, dia 17, mais uma etapa dos Jogos Campeiros, com a competição da vaca parada. Na parte da tarde será a vez das danças tradicionalistas dos CTG’s Aldeia Farroupilha, Chilenas de Prata, Rancho de Gaudérios e Ronda Charrua. Fechando o final de semana, o grande homenageado do Farroupilha Bem Gaúcha, Luiz Carlos Borges, faz seu show às 18h30min, seguido pela apresentação de Maiquinho do Acordeon e Grupo Tropeada.
Os últimos dias de programação iniciam com a Tertúlia Livre às 14h da segunda-feira, dia 18. O espaço estará aberto para as apresentações de artistas locais. Olivio Girelli se apresenta às 19h e o dia encerra com o Grupo Fortchê, às 20h30min.
A véspera do feriado e penúltimo dia de atividades do Farroupilha Bem Gaúcha terá mais um espaço para a Tertúlia Livre às 14h e apresentações com Fábio Soares (18h), Robinson Boeira (19h30min) e grupo Eco das Coxilhas às 21h.
Fechando a programação dos 13 dias dos Festejos Farroupilhas, às 10 da manhã da quarta-feira, dia 20, ocorre a Missa Crioula em comemoração ao Dia do Gaúcho. Na parte da tarde, se revezam no palco Leandro Berlesi e Grupo Beira d’Estrada (14h) e Anderson Oliveira (16h). A cerimônia de encerramento está marcada para as 18h com a Extinção da Chama Crioula e baile de encerramento com Tchê Guri.