Farroupilha na Francal, a maior feira de calçados do país

O presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Artefatos de Farroupilha, Jaime Bellicanta, fala da participação de empresas e de um grupo de empresários levados a São Paulo por uma parceria firmada com a prefeitura do município

Acaba de acontecer, em São Paulo, a maior feira de calçados do país – a Francal – na qual houve a participação das empresas farroupilhenses Terra e Água e Grendene, além da presença de um grupo de 20 empresários do município.
As edições da Francal, exclusivas para profissionais do setor, atraem anualmente milhares de visitantes de todo o mundo e nesta última, a 49ª, não foi diferente, afinal a feira trata-se da mais importante plataforma oficial de lançamentos do mercado de acessórios de moda do país.

Cientes da importância da participação das nossas empresas do setor calçadista, o Sindicato das Indústrias de Calçados e Artefatos de Farroupilha e a prefeitura do município firmaram uma significativa parceria, nas qual a prefeitura arcou com os custos de transporte dos empresários que viajaram a São Paulo e o sindicato, com a hospedagem. A prefeitura tem sido uma parceira importante para o setor do calçado de Farroupilha: colocou um ônibus para translado – de Farroupilha para São Paulo e retorno para Farroupilha – assim como do hotel para a feira e vice-versa. O sindicato participou com 50% da hospedagem de seus associados. Importante que os associados sempre tenham sua cota de participação, isto dará mais importância e valor para as missões, explica o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Artefatos de Farroupilha, Jaime Bellicanta.

Segundo ele, a parceria nasceu de uma solicitação do sindicato ao prefeito. Isso foi no ano passado, por ocasião de uma visita nas dependências do sindicato pelo prefeito e pelo secretário Roque Severgnini. Eles entenderam que com ajuda os empresários têm sustentabilidade, manutenção e geração de novos empregos. Desta maneira todos ganham, empresários e município, que tem uma arrecadação maior de impostos, esmiúça Bellicanta.

O resultado da participação na Francal, ele mesmo comunica. O saldo foi muito positivo, todos que participaram das feiras – tanto Francal quanto a Inspira Mais – com certeza retornaram para Farroupilha muito melhores do que quando saíram, com uma visão mais atualizada e com novos e bons conhecimentos, pois puderam ver e conversar com quem estava expondo, além dos produtos e insumos para as novas coleções e tendências da moda, analisa.

Bellicanta é presidente do sindicato (que conta com aproximadamente 25 empresas associadas) desde abril de 2016. Estamos focados em ter um sindicato profissional e muito participativo, no qual todos os associados possam expor seus pensamentos e suas necessidades para que a diretoria dê andamento aos seus pleitos e ajude as empresas a serem cada vez mais sólidas e competitivas. O sindicato precisa e já está buscando parcerias com a prefeitura, Sebrae, Abicalçados, Apex e Fiergs, conta.

Ainda como parte do balanço que faz sobre a atuação do sindicato que preside, por conta da participação na Francal, há o apontamento de perspectivas otimistas. No ano passado, o Sindicato dos Calçados de Farroupilha plantou uma semente, juntamente a todos os associados, e esta semente está começando a germinar devido ao apoio que a diretoria está tendo de todos os associados e devido à boa gestão que estamos realizando. Se para o próximo ano o sindicato continuar com esta boa gestão, devemos ter uma pequena árvore que logo nos dará uma boa sombra nos dias de muito sol, conclui Bellicanta.