Fenachamp celebra os 100 anos do espumante brasileiro em uma festa completa
Maior festa do gênero do Sul do país chega à 13ª edição

Em 2013, a Festa Nacional doEspumante (Fenachamp) completa 32 anos de existência e chega à sua 13ª edição. É a maior festa do gênero no país e é celebrada em Garibaldi. Na festa, as maiores vinícolas do Brasil reúnem-se para oferecer o melhor de suas produções a aproximadamente 77 mil visitantes.
O foco desta edição da Fenachamp será a elaboração do primeiro espumante brasileiro, ocorrida em 1913. À época, utilizando-se de um processo de fermentação natural, Manoel Peterlongo produziu a primeira amostra de espumante do país. O sucesso de tal produção serviu para que outros agricultores adotassem a prática a partir de 1930. Desde então, a elaboração da bebida desenvolveu-se amplamente, tornando-se símbolo máximo da cidade de Garibaldi. Atualmente os produtores garibaldenses aliam amor pela terra a conhecimento sobre os frutos para produzir alguns dos melhores espumantes do mundo.
Por isso, a Fenachamp 2013 é norteada pelo tema Um século de tradição, glamour e emoção. Com esse mote e diversos shows musicais e atrações especiais, a festa pretende colocar a produção centenária do espumante lado a lado ao contexto atual da bebida no Brasil, formando um panorama que contempla passado e presente do espumante brasileiro.
Confira todos os detalhes na edição impressa desta sexta-feira.