Herói de verdade

Claudia Iembo Especial Desafio. Palavra tão intimamente ligada ao papel de pai! Difícil enumerá-los, difícil destacar qual o maior deles. Pai vive

Claudia Iembo
Especial

Desafio. Palavra tão intimamente ligada ao papel de pai! Difícil enumerá-los, difícil destacar qual o maior deles. Pai vive de superar desafios: econômicos, físicos, emocionais. Só sabe quem é pai. 

O que talvez possa ficar escondido atrás de tantas responsabilidades é o tanto que um pai representa na vida dos filhos. Filho normalmente não fala porque tem a impressão de que não precisa verbalizar, afinal, aquele homem vai estar ali sempre. Mas o sempre não existe.

Eu tenho a sorte de ter em meu pai um dos melhores amigos que alguém pode ter. Foi assim a vida toda e hoje, que vivemos distantes fisicamente, alimento ainda mais o hábito de dizer o quanto ele faz falta e o quanto eu o amo. 

Para a menina, o pai é o primeiro herói, o primeiro amor. Alguns são tão representativos que a mulher, mais tarde e inconscientemente, chega a buscar um marido semelhante ao pai. Mas isso é papo de psicólogo, não tenho pretensão alguma, a não ser a de expressar o quanto o pai é capaz de determinar algumas atitudes em nós. 

Para o menino, pai é espelho. Depois o menino cresce e as coisas mudam. A relação pode ser menos intensa entre eles, mas para nós, filhas, há magia no relacionamento. Temos o cuidar inerente em nosso DNA. Vai ver é isso.

Cada um tem suas experiências e a carga de aprendizado com elas. Não seria quem eu sou se não tivesse o pai que tenho. Ele leva os créditos por muitas das minhas qualidades e também por alguns dos meus defeitos.

Minhas escolhas acabaram me levando para longe do convívio com meu pai, mas ele está aqui, em mim. Acredito que os filhos carregam seus pais dentro de si mesmos, independente desta ou daquela emoção gravada pelo histórico do relacionamento. Sei que os desafios enfrentados pelo meu pai foram mais e maiores do que imagino! Neste domingo não vou poder almoçar com ele e nem abraçá-lo, mas do lugar que está dentro de mim, ninguém, jamais, vai tirá-lo. Este é o resultado pela coragem de ter encarado, e ainda encarar, os desafios por mim.

Feliz Dia dos Pais!