Onde mora a violência? Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa traz alerta sobre o tema
Até 18 de junho, Sesc irá promover lives sobre fake news, envelhecimento e espiritualidade
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, um a cada seis idosos é vítima de violência no mundo. No Brasil, um levantamento do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos revelou que, em 2018, o Disque 100 registrou um aumento de 13% no número de denúncias sobre violência contra idosos em relação ao ano anterior. Com o aumento dessa população, que tende a dobrar nas próximas décadas de acordo com projeção do IBGE, debater sobre o tema é cada vez mais importante e necessário. Atento a isso, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc realiza, durante a Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, diversas ações para reflexão sobre os maus-tratos a pessoas com 60 anos ou mais.
Dentro da campanha Onde mora a violência, que integra o Junho Violeta, o Sesc/RS irá promover nesta sexta-feira (12/06) o debate A epidemia da fake news e a violência contra pessoa idosa. O encontro virtual será no YouTube do Sesc/RS, a partir das 15h. A live contará com a participação de Jonathan Rocha, cientista social, mestrando em Políticas Públicas pela UFRGS e agente de cultura e lazer do Sesc Cachoeirinha, e Bruno Luce, jornalista e biblioteconomista, mestrando em Informática da Educação pela IFRS. O bate-papo será conduzido pela coordenadora do Programa Sesc Maturidade Ativa no RS, Michele Silveira.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, será marcado por uma conversa sobre Violência contra o Idoso durante a Pandemia com o especialista em estudos do envelhecimento e presidente do Centro Internacional da Longevidade, Alexandre Kalache, com o Doutor em Saúde Pública pela USP Alexandre Silva e com a escritora Conceição Evaristo. A transmissão será a partir das 16h, no YouTube do Sesc/SP (www.youtube.com/sescsp) e terá abertura com a socióloga e presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG, Vania Herédia, e mediação de Gabriel Alarcon.
Para finalizar a programação, acontece no dia 18 de junho, a partir das 15h, a live Arte de viver, a música e seu papel transformador, no Facebook do Sesc/RS. O convidado será o cantor e compositor Samuel Sodré, com mediação de Jéssica Finger (especialista em gerontologia pela SBGG) e participação das idosas do Programa Sesc Maturidade Ativa de Frederico Westphalen Loreni Duarte e de Porto Alegre Nelci Melo.
O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.